Icone Instagram
Ícone WhatsApp
Icone Linkedin
Icone YouTube
Universidade Federal de Goiás
Seminário PPGO

Simpósio discute Prática Baseada em Evidências

Em 22/10/24 17:13. Atualizada em 22/10/24 17:13.

Evento promovido pelo PPGO/UFG debateu fundamentos, importância e desafios da implementação da PBE

 

Seminário PPGO

Palestrantes que integraram a programação do Simpósio de Prática Baseada em Evidências (Foto: PPGO/UFG)

 

Da Redação, com informações do PPGO/UFG

Nos dias 16 e 17 de outubro, o Teatro Asklepiós da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás (FM/UFG) foi palco do Simpósio de Prática Baseada em Evidências: Integrando Ciência e Prática. O evento reuniu renomados professores de diversas áreas da saúde para debater temas como os fundamentos, a importância e os desafios da implementação da Prática Baseada em Evidências (PBE), além de questões éticas, conflitos de interesse na pesquisa científica e os obstáculos para conduzir pesquisas clínicas de alta qualidade.

A cerimônia de abertura foi marcada por uma apresentação musical do professor Jonathas Xavier, coordenador do projeto de extensão Musiversidade & Saúde. A mesa solene contou com a presença do pró-reitor adjunto e diretor-geral de pós-graduação stricto sensu da UFG, professor Wilson José Flores Junior; do diretor da Faculdade de Odontologia da UFG, professor Gersinei Carlos de Freitas; da coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Odontologia (PPGO) da UFG, professora Nádia Lago Costa; do diretor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), professor Cláudio Rodrigues Leles; da representante do Conselho Regional de Odontologia de Goiás, professora Francine do Couto Lima Moreira; e da presidente do evento, professora Patrícia Correa de Faria.

No primeiro dia, os professores Leonardo Costa e Lucíola Costa, ambos da Universidade Cidade de São Paulo (Unicid), abriram o simpósio apresentando os princípios da PBE e promovendo discussões sobre os resultados observados em tratamentos na prática clínica. Também houve a participação do professor da Universidade de São Paulo (USP), Heitor Honório, que destacou a relevância de revisões sistemáticas rigorosas na geração de fortes níveis evidências científicas, e do professor da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), André Bacchi (UFR), que abordou estratégias para a implementação da PBE.

 

Leia também: "Integridade acadêmica deve permear todas as atividades universitárias"

 

Seminário PPGO

Mesa de abertura do Simpósio de Prática Baseada em Evidências: Integrando Ciência e Prática (Foto: PPGO/UFG)

 

PBE na formação acadêmica

O segundo dia começou com a professora da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Luciana Sanglard, que trouxe à tona reflexões valiosas sobre a incorporação da PBE à formação acadêmica e profissional. Em seguida, a professora da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Claudia Bica, instigou o público com uma palestra sobre ética e conflitos de interesse na ciência, promovendo discussões sobre a integridade na pesquisa.

O encerramento do evento ficou por conta das professoras Daniela Raggio e Maria Cristina Deboni, ambas da USP, que abordaram os desafios enfrentados pelos pesquisadores para realizarem pesquisas clínicas de qualidade.

Além das palestras, o simpósio abriu espaço para que estudantes de graduação, pós-graduação e profissionais da área da saúde apresentassem seus trabalhos científicos nas modalidades de pesquisa original e projeto de pesquisa. Ao todo, foram apresentados 30 projetos de pesquisa e 32 pesquisas concluídas, incluindo trabalhos nas áreas de Fisioterapia, Educação Física, Enfermagem, Medicina e Odontologia.

O evento foi promovido pelo PPGO/UFG, com apoio da FAPEG, da Fundação de Apoio à Pesquisa da UFG (Funape) e patrocinadores.

 

Seminário PPGO

Estudantes de graduação e pós-graduação, além de profissionais da área da saúde, apresentaram trabalhos no evento (Foto: PPGO/UFG)

Fonte: FO

Categorias: Saúde FO Notícia 1