Ícone WhatsApp

Simpósio discute Prática Baseada em Evidências

Em 22/10/24 17:13. Atualizada em 22/10/24 17:13.

Evento promovido pelo PPGO/UFG debateu fundamentos, importância e desafios da implementação da PBE

Seminário PPGO

Palestrantes que integraram a programação do Simpósio de Prática Baseada em Evidências (Foto: PPGO/UFG)

Da Redação, com informações do PPGO/UFG

Nos dias 16 e 17 de outubro, o Teatro Asklepiós da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás (FM/UFG) foi palco do Simpósio de Prática Baseada em Evidências: Integrando Ciência e Prática. O evento reuniu renomados professores de diversas áreas da saúde para debater temas como os fundamentos, a importância e os desafios da implementação da Prática Baseada em Evidências (PBE), além de questões éticas, conflitos de interesse na pesquisa científica e os obstáculos para conduzir pesquisas clínicas de alta qualidade.

A cerimônia de abertura foi marcada por uma apresentação musical do professor Jonathas Xavier, coordenador do projeto de extensão Musiversidade & Saúde. A mesa solene contou com a presença do pró-reitor adjunto e diretor-geral de pós-graduação stricto sensu da UFG, professor Wilson José Flores Junior; do diretor da Faculdade de Odontologia da UFG, professor Gersinei Carlos de Freitas; da coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Odontologia (PPGO) da UFG, professora Nádia Lago Costa; do diretor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), professor Cláudio Rodrigues Leles; da representante do Conselho Regional de Odontologia de Goiás, professora Francine do Couto Lima Moreira; e da presidente do evento, professora Patrícia Correa de Faria.

No primeiro dia, os professores Leonardo Costa e Lucíola Costa, ambos da Universidade Cidade de São Paulo (Unicid), abriram o simpósio apresentando os princípios da PBE e promovendo discussões sobre os resultados observados em tratamentos na prática clínica. Também houve a participação do professor da Universidade de São Paulo (USP), Heitor Honório, que destacou a relevância de revisões sistemáticas rigorosas na geração de fortes níveis evidências científicas, e do professor da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), André Bacchi (UFR), que abordou estratégias para a implementação da PBE.