Icone Instagram
Ícone WhatsApp
Icone Linkedin
Icone YouTube
Universidade Federal de Goiás
Seminário Integridade

Seminário de Integridade Acadêmica debate ética e inteligência artificial

Em 29/10/24 15:16. Atualizada em 29/10/24 16:54.

Com mais de 200 inscritos, evento teve como foco a integridade no meio acadêmico

João Pedro Félix

Nos dias 17 e 18 de outubro de 2024, a Universidade Federal de Goiás (UFG) promoveu o IV Seminário de Integridade Acadêmica, realizado no auditório do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (Iptsp). O evento contou com cerca de 200 inscritos, ferramentas de acessibilidade como tradução simultânea do inglês para o português, e também intérpretes de Libras.

A organização foi do Comitê de Integridade Acadêmica (CIA), vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI). O seminário contou também com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), da Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape), do Centro de Excelência em Inteligência Artificial (Ceia) e pelo Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg).

Compuseram a mesa a pró-reitora de Pesquisa e Inovação, Helena Carasek, a pró-reitora de Extensão e Cultura, Luana Cássia Miranda de Ribeiro, o presidente da Fapeg, Marcos Fernando Arriel, e a coordenadora do CIA, Lilian Ribeiro de Rezende.

Após a abertura, a representante do Instituto Internacional para a Educação Superior na América Latina e Caribe (Iesalc/Unesco), Arianna Valentini, ministrou a palestra "Ethics and Artificial Intelligence (AI): challenges and perspectives" ("Ética e Inteligência Artificial (IA): desafios e perspectivas").

 

Seminário Integridade

Representantes das instituições participantes do IV Seminário de Integridade Acadêmica da UFG (Foto: PRPI/UFG)

 

Palestras

Na sexta-feira (18), o seminário retomou as atividades pelo período matutino, com a palestra da professora Olgamir Amancia Ferreira, decana de Extensão da Universidade de Brasília (UnB). A professora trouxe para o debate o tema "A cultura da integridade acadêmica nas instituições de ensino superior". Ao longo de sua fala, a formação docente e a pesquisa acadêmica foram debatidas, possibilitando estimular estratégias para a formulação de uma cultura sólida de integridade, seguida por estratégias para as universidades fortalecerem essas práticas em suas rotinas institucionais.

Ainda no período da manhã, foi realizada uma mesa-redonda que reuniu representantes de várias instituições de ensino superior de Goiás, abordando as diferentes perspectivas sobre a construção de uma cultura de integridade acadêmica nas instituições goianas e os desafios que cada uma enfrenta nesse processo. A mesa foi formada por Vanderlei Veget Cassiano Lopes Júnior (Fapeg), Helena Carasek (PRPI/UFG), Felipe Terra (PRPG/UFG), Moisés Fernandes Lemos (Propesq/UFCAT), Maria José Rodrigues (PRPG/UFCAT) e Claudio Stacheira (PRP/UEG).

O período da tarde foi aberto com a palestra da coordenadora-geral de Bibliotecas da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Flavia Maria Bastos. Ela compartilhou a experiência da Unesp no uso de ferramentas de integridade acadêmica no ensino, destacando o papel crucial que essas ferramentas têm desempenhado no registro ético de produções acadêmicas.

No encerramento do evento, estudantes e pesquisadores apresentaram seus trabalhos científicos e pesquisas com temas que abordam a identificação de similaridades em trabalhos acadêmicos, fontes acadêmicas e ética na docência.

"Conseguimos trazer palestrantes internacionais e de fora do estado de Goiás, que estiveram conosco com discussões produtivas e que trouxeram, com certeza, várias reflexões para toda a comunidade acadêmica. A partir daqui, temos muitas ideias legais para a quinta edição do nosso seminário, e com certeza vamos conseguir ampliar a participação de todos com a implantação de uma cultura de integridade em nossa instituição", ressaltou a coordenadora do Comitê de Integridade da UFG.

O IV Seminário de Integridade Acadêmica foi realizado em conjunto com o lançamento da última versão do Guia de Integridade Acadêmica da UFG. O documento, que estava em produção desde 2022, busca promover e fortalecer a cultura da integridade e a ética no ensino superior.

Fonte: PRPI

Categorias: Universidade Institucional PRPI Notícia 2