
Universidade em movimento: a história e o caminho até a FEFD
Lançamento do livro marca os 35 anos da Faculdade de Educação Física e Dança da UFG
Caroline Pires
Todo percurso de luta, construção coletiva e histórico de transformação social é potencialmente uma história a ser contada. Essa afirmação se torna ainda mais verdadeira quando somada à preservação da memória e à apresentação rica e ilustrativa dos 35 anos da Faculdade de Educação Física e Dança (FEFD) da Universidade Federal de Goiás (UFG).
O lançamento do livro Universidade em movimento: a história e o caminho até a FEFD, das autoras Carolina Jubé e Bárbara Yanara, foi realizado na última quarta-feira (9/4), na sede do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg). Na ocasião, a comunidade universitária foi convidada a conhecer as etapas de produção do livro e perceber sua importância para a memória da FEFD.
Lembrando que o livro é um catálogo e que foi pensado para um exposição comemorativa dos 35 anos do curso de graduação na UFG, a professora da FEFD Carolina Jubé destacou que a produção foi possível somente por meio de várias parcerias e um trabalho que levou bastante tempo para ser realizado, em uma ação conjunta com a área de museologia.
"Apresentamos aqui as visitas e os bastidores, queríamos mostrar a todos a cozinha da exposição para que o leitor possa ter uma visão do que foi feito", compartilhou. Segundo ela, a intenção é tornar essa história mais acessível à população goiana.
Já Bárbara Yanara lembrou que o trabalho de produção do livro incluiu o processo de higienização de expografia da exposição, "que é basicamente o processo de limpeza das peças para que elas pudessem ser exibidas e também a parte de desenho de exposição, ou seja, transformar o conteúdo de alguma forma, apresentando o conteúdo numa forma visual para as pessoas".
De acordo com ela, é fundamental marcar todo o processo de pesquisa, de documentação e de comunicação da memória institucional. Assim, é possível pensar a memória institucional e refletir sobre aquilo que está sendo feito pela Universidade.
"O livro reflete um trabalho em termos de produção, de pesquisa, de criação de conhecimento. Agora o que queremos é entregar esse material em museus, em bibliotecas, em escolas, e realmente distribuir isso para que as pessoas conheçam. E quem sabe, incentivar também as pessoas a acessarem até mesmo a universidade", concluiu.
Versão física do livro Universidade em movimento, que conta a história da FEFD (Foto: Julia Mariano/Secom UFG)
Receba notícias de ciência no seu celular
Siga o Canal do Jornal UFG no WhatsApp e nosso perfil no Instagram.
É da UFG e quer divulgar sua pesquisa ou projeto de extensão?
Preencha aqui o formulário.
Comentários e sugestões
jornalufg@ufg.br
Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal UFG e do autor.
Fonte: Secom UFG
Categorias: Comemoração Institucional FEFD