
UFG no Minecraft vira atração no Espaço das Profissões 2025
Estudante que viralizou ao recriar o Câmpus Samambaia no jogo teve participação criativa na organização do evento
Identidade visual do Espaço das Profissões 2025, inspirada no jogo Minecraft (Imagem: Secom UFG)
Anna Paulla Soares
Em 2023, o estudante de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal de Goiás (UFG) Mykhael Lourenço de Souza, de 21 anos, viralizou na rede social X após construir uma réplica de partes do Câmpus Samambaia no jogo eletrônico Minecraft. Este ano, o jovem foi convidado a participar da organização do Espaço das Profissões 2025, que vai ocorrer nos dias 6 e 7 de maio. O câmpus digital, construído por Mykhael, vai compor a identidade visual do evento nesta edição.
A UFG entrou em contato com Mykhael para conversar sobre a possibilidade de utilizar o mapa criado por ele na divulgação do Espaço das Profissões, evento anual que recebe milhares de pessoas para conhecer as instalações e os cursos ofertados pela Universidade. No Espaço das Profissões 2025, a instituição pretende incorporar as linguagens digitais para se conectar com possíveis novos estudantes. A ideia é permitir que os visitantes interajam com o mapa durante o evento e possam explorar o câmpus no Minecraft por meio de óculos de realidade virtual, que oferecem uma experiência imersiva em jogos e entretenimento.
Minecraft é um jogo de construção em mundo aberto onde os jogadores exploram, mineram, constroem e sobrevivem em um ambiente feito de blocos. A partir dessa possibilidade, Mykhael construiu quase todas as estruturas entre a Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) e o Centro de Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal. Algumas das edificações também replicadas foram o Restaurante Universitário, a Faculdade de Artes Visuais (FAV) e todos os blocos do Instituto de Ciências Biológicas (ICB).
UFG bloco por bloco
Tudo começou em maio de 2023, quando Mykhael decidiu construir a unidade acadêmica em que estuda, a FIC, no Minecraft, e compartilhar imagens da construção em seu perfil de uma rede social. O estudante não possuía outro incentivo além da paixão pessoal pelo jogo, mas não esperava a repercussão que estava por vir. Em poucas horas, o post obteve mais de 600 curtidas e 180 compartilhamentos, com elogios e pedidos de outros estudantes da instituição para que Mykhael construísse outros prédios.
Com a repercussão positiva da FIC, o estudante foi motivado a seguir adiante com as construções. Após recriar digitalmente a Faculdade de Letras (FL), ele conquistou mais de mil curtidas e quase 300 compartilhamentos e foi, inclusive, notado pelo perfil oficial da UFG no X, que possui mais de 200 mil seguidores.
À esquerda, postagem original de Mykhael; à direita, republicação feita pelo perfil oficial da UFG (Imagens: Reprodução)
O jovem revela que ficou surpreso com as interações e não esperava uma reação tão positiva da comunidade acadêmica. "Minecraft é visto por muitas pessoas como um jogo infantil. Eu até estava esperando comentários negativos, porque não é tão popular assim entre as pessoas da minha idade. Então eu fiquei tipo: caraca, meu Deus! Que tanto de gente é essa?", conta.
Para construir uma réplica fiel, o estudante fotografou diversas estruturas do câmpus em diferentes ângulos. Mykhael construiu tudo sozinho, bloco por bloco, sem ajuda externa e afirma que o maior desafio se deu devido às limitações do jogo, que não permite terrenos inclinados e, por isso, as obras exigiram adaptações. Além disso, prédios com a arquitetura mais diferenciada, como a Escola de Música e Artes Cênicas (Emac), demandaram mais tempo.
Identidade visual
A estética do jogo também acabou fazendo parte da identidade visual do evento. "A proposta do Espaço das Profissões é, essencialmente, aproximar a UFG dos estudantes do ensino médio, sendo a comunicação, sem dúvida, o principal elo de representação simbólica para que essa aproximação ocorra", explica o técnico em artes gráficas da Secretaria de Comunicação (Secom) da UFG Eurípedes Júnior. Ele conta que a proposta foi trazer elementos do universo desse público para a linguagem do evento.
"Fizemos alguns testes com outros layouts e jogos, mas percebemos que a proposta baseada no universo do Minecraft representava uma ponte de ligação importante, por se tratar de um jogo amplamente conhecido, presente há anos no cotidiano e na vivência de muitos alunos dessa faixa etária. A ideia, portanto, era trabalhar com essa representação visual, possibilitando ao estudante sentir-se parte e representado em uma universidade que também fala 'sua língua', acompanha o espírito do tempo e está pronta para recebê-los", detalha.
Espaço das Profissões
Nos dias 6 e 7 de maio de 2025, a UFG abrirá as portas para aqueles que pretendem se tornar estudantes da instituição. Espera-se que pelo menos 30 mil pessoas passem pelo evento durante os dois dias para conhecer os 114 cursos de graduação e os laboratórios da Universidade, além de interagirem com os discentes veteranos. A visitação será gratuita e aberta ao público das 8h às 17h.
O evento acontece antes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para, principalmente, auxiliar os estudantes a escolherem um curso de graduação que conheçam previamente e se identifiquem. Com a nota do Enem, o estudante poderá participar do Sistema de Seleção Unificado (SiSU) e concorrer a uma das mais de 4 mil vagas em cursos de graduação que a UFG oferece anualmente.
Receba notícias de ciência no seu celular
Siga o Canal do Jornal UFG no WhatsApp e nosso perfil no Instagram.
É da UFG e quer divulgar sua pesquisa ou projeto de extensão?
Preencha aqui o formulário.
Comentários e sugestões
jornalufg@ufg.br
Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal UFG e do autor.
Fonte: Secom UFG
Categorias: game Institucional Fic Proec Notícia 1