Icone Instagram
Ícone WhatsApp
Icone Linkedin
Icone YouTube
Universidade Federal de Goiás
Espaço das Profissões 2025

Espaço das Profissões pavimenta o futuro de estudantes goianos

Em 08/05/25 15:32. Atualizada em 08/05/25 16:23.

Evento anual da UFG apresenta aos participantes as possibilidades de formação superior

 

Espaço das Profissões 2025

Nos diversos espaços da UFG, estudantes puderam conhecer os cursos de graduação oferecidos pela Universidade (Fotos: Carlos Siqueira/Secom UFG)

 

Piter Salvatore

Nos dias 6 e 7 de maio, o Centro de Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal, no Câmpus Samambaia da Universidade Federal de Goiás (UFG), recebeu milhares de estudantes de escolas públicas e privadas de todo o estado para o Espaço das Profissões. O evento ofereceu uma programação com salas interativas, oficinas, rotas culturais e atividades diversas distribuídas pelo câmpus.

Acesse aqui a Galeria de Fotos do evento.

Uma das novidades desta edição foi o Espaço do Estudante, onde os visitantes puderam jogar Minecraft em um mapa virtual desenvolvido por Mykhael Lourenço, estudante de Publicidade e Propaganda da UFG.

O Espaço das Profissões é uma oportunidade para que os jovens projetem seus futuros acadêmicos e profissionais. Amanda, aluna do Colégio Estadual Olavo Bilac, em Goiânia, sonha em cursar Odontologia na UFG. "Toda a minha família, praticamente, já está nesse rumo. Meus avós têm uma clínica e eu quero seguir porque gosto muito da profissão".

Kauan, do Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás Doutor Cesar Toledo, deseja ingressar no curso de Engenharia de Software e destacou os espaços tecnológicos como os que mais chamaram sua atenção no evento.

Felipe, do Colégio Shallon, pretende ser jornalista e já realiza atividades nessa área, fazendo entrevistas e escrevendo para o Jornal Shallon. "Faço muita coisa pela minha escola e quero fazer isso pela minha vida, pelo meu trabalho, meu futuro como pessoa", afirmou.

 

Espaço das Profissões 2025

O Centro de Eventos da UFG foi palco para conhecimento, informação, arte, cultura e descontração (Fotos: Carlos Siqueira/Secom UFG)

 

Movimento

O Centro de Eventos foi preenchido com estandes de órgãos da UFG e unidades acadêmicas. O Instituto Confúcio de Medicina Chinesa levou atrações culturais como a Dança do Dragão e demonstrações de Tai Chi Chuan e Nunchaku, tradicional arma marcial oriental, usada no kobudo, constituída por dois bastões conectados por uma corrente ou corda.

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) promoveu dinâmicas com brindes, como canetas, blocos de anotações, bottons e planers, juntamente com a interação com o mascote da extensão, atraindo o olhar da juventude presente.

Empresas Juniores ligadas à UFG, como Brava e Canindé Design, também marcaram presença. Para Sophia Milhomem, presidente da Canindé, essa participação é essencial, pois a equipe pode introduzir aos estudantes "o movimento empresarial, que também existe na Universidade, e que abre muitas portas".

Espaço das Profissões 2025
O pequeno Mário observa células no microscópio (Foto: Luiz Felipe Fernandes/Secom UFG)

Vitrine para o futuro

Nas salas interativas instaladas nas diversas unidades acadêmicas, os participantes tiveram contato com os cursos oferecidos pela UFG – uma aproximação que pode ser decisiva para a definição do futuro profissional dos estudantes.

Na Faculdade de Informação e Comunicação (FIC), o projeto de extensão Ciência Na Real criou um jogo de cartas para ajudar os estudantes a identificar estratégias de fake news na ciência e saúde.

Com uma mostra interativa, o Instituto de Ciências Biológicas (ICB) apresentou aos participantes suas diversas áreas de conhecimento, como a Zoologia, Botânica, Ecologia e Fisiologia. Marco Aurélio Fernandes Neves e Joana Dark Leite visitaram o espaço com os filhos Mário e Kiara Fernandes, de 6 e 3 anos, respectivamente. Os pequenos ficaram particularmente interessados na possibilidade de visualizar estruturas minúsculas pelo microscópio e com os exemplares de insetos e serpentes.

"Nós sentimos uma vibração muito boa, uma Universidade viva, os alunos muito animados em conhecer a ciência, em estar nesses ambientes", disse Joana, que é doutoranda em Direitos Humanos na UFG. "A UFG está de parabéns pela organização do evento. Com certeza voltaremos em outras edições", completou Marco Aurélio, que é servidor da Faculdade de História da UFG.

Saberes compartilhados

O Laboratório de Processamento da Linguagem (LaProlin), da Faculdade de Letras (FL), preparou atividades que estimulavam habilidades cognitivas e visuais. Segundo a professora Lanny Araújo, o estande buscava apresentar "a ciência da leitura", mostrando como o cérebro interpreta palavras e imagens, mesmo diante de alterações e desafios textuais.

No local, os alunos foram expostos a textos em outras línguas para exercitar a interpretação de gêneros textuais, e a quadros com textos onde algumas palavras e frases foram trocadas e embaralhadas.

"Tudo isso, porém, não impede a leitura", afirma Lanny, "porque nós entendemos que o nosso cérebro, na verdade, enxerga as palavras como um bloco de imagem. Então, isso quer dizer que nós não fazemos a leitura letra por letra". Outra atividade desenvolvida foi a interpretação de nuvens de palavras coloridas de forma contraditória, confundindo a percepção dos visitantes.

Cultura viva

Na parte externa, uma feira de expositores independentes, formada por graduandos da UFG, apresentou projetos artísticos e culturais. Desenhos, ilustrações, colagens, quadros, acessórios e outras formas de arte preencheram os olhos dos estudantes, que estavam de passagem.

Isadora Portella, aluna de História da UFG, destaca o protagonismo dos discentes da Universidade na organização da exposição e comenta que os visitantes de fato se envolvem com os produtos. "Eles [os visitantes] perguntam qual material eu usei para poder fazer os desenhos, perguntam se é uma coisa que foi feita a mão, percebem aquilo que é impresso e aquilo que não é. Eu achei muito interessante ver que eles têm essa essa preocupação".

Espaço das Profissões 2025

Sucesso de público, Carreta Furacão leva estudantes para fazer um tour pelo Câmpus Samambaia (Foto: Carlos Siqueira/Secom UFG)

 

Receba notícias de ciência no seu celular
Siga o Canal do Jornal UFG no WhatsApp e nosso perfil no Instagram.

É da UFG e quer divulgar sua pesquisa ou projeto de extensão?
Preencha aqui o formulário.

Comentários e sugestões
jornalufg@ufg.br

Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal UFG e do autor.

Fonte: Secom UFG

Categorias: carreira Institucional PROGRAD Proec Destaque Notícia 1