Icone Instagram
Ícone WhatsApp
Icone Linkedin
Icone YouTube
Universidade Federal de Goiás
Grupo Diversos

Grupo de Dança Diversus da UFG consolida formação inclusiva em Goiânia

Em 17/06/25 15:13. Atualizada em 17/06/25 16:55.

Há quase 10 anos o grupo promove a formação de artistas com deficiência na dança contemporânea

 

Grupo Diversos

Apresentação do Diversus Grupo de Dança: diversidade de corpos, percepções e experiências (Foto: Eros Nedu)

 

Da Redação

O Diversus Grupo de Dança é um coletivo artístico que atua na interseção entre dança contemporânea, teatro e as discussões sobre a deficiência e a estética da deficiência. Formado por artistas com e sem deficiência, o grupo propõe uma linguagem cênica baseada na diversidade de corpos, modos de percepção e experiências de mundo.

Sua prática artística valoriza o corpo plural como potência criativa e questiona os padrões normativos da dança tradicional, construindo obras coreográficas que dialogam com questões sociais, políticas e estéticas. O Diversus também realiza oficinas, ações formativas e participações em eventos culturais, promovendo acessibilidade e o direito à expressão artística.

 

Grupo Diversos

Oficina do grupo é aberta à comunidade: sem coreografias pré-definidas, participantes se expressam pelo afeto (Foto: Eros Nedu)

 

Oficina aberta à comunidade

Corpos que escutam, tocam e se descobrem por meio do movimento. Essa é a proposta da Oficina do Grupo de Dança Diversus com o projeto Pelo Direito a (Re)existir, iniciativa que reafirma a potência da arte como espaço de acolhimento, expressão e transformação social.

A oficina propõe uma experiência de criação onde não há coreografias pré-definidas ou padrões a seguir. Durante os encontros, os artistas exploram recursos como papel, giz e objetos lúdicos, como bolas coloridas. As imagens que surgem, tanto nos desenhos quanto nos movimentos, são marcas da escuta, do afeto e da singularidade de cada artista.

As aulas do Grupo de Dança Diversus são realizadas às sextas-feiras no Centro Cultural da UFG, no Setor Universitário, aberto à comunidade. Este ano, as aulas também foram estendidas para as instituições parceiras Asdown e Centro Educacional Bilíngue de Surdos. Para mais informações, acesse a rede social oficial do grupo.

 

Receba notícias de ciência no seu celular
Siga o Canal do Jornal UFG no WhatsApp e nosso perfil no Instagram.

É da UFG e quer divulgar sua pesquisa ou projeto de extensão?
Preencha aqui o formulário.

Comentários e sugestões
jornalufg@ufg.br

Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal UFG e do autor.

Fonte: FAV

Categorias: Arte e Cultura fav