
Pesquisas em artes da cena ganham vida em espetáculo de dança
Contenção combina danças de periferia e contemporânea em apresentações gratuitas
Um container marítimo, andaimes e plataformas criam o cenário para o espetáculo de dança (Foto: Gustavo Brayan)
Da Redação
O Grupo Três em Cena apresenta Contenção, um espetáculo de dança resultado de pesquisas desenvolvidas no Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena (PPGAC) da Universidade Federal de Goiás (UFG). O espetáculo gratuito tem participação do professor Rafael Guarato e da estudante Brenda Valentim.
Contenção mistura debates históricos, estéticos e econômicos sobre danças de periferia e dança contemporânea. A obra aborda o cotidiano das periferias em cena, músicas, estruturas, ferramentas, sociabilidades e gestuais característicos da vida periférica.
O trabalho conta com a parceria do artista Marco Antônio Garcia, da Companhia de Dança Balé de Rua, de Uberlândia (MG), que assina a dramaturgia cênica.
Utilizando um container marítimo como palco principal, andaimes e plataformas, o espetáculo consegue entregar resultados artísticos que atendem tanto à exigências do cenário da dança contemporânea, geralmente frequentado por entusiastas do fazer artístico da dança, como pessoas que procuram uma atividade para família ou uma programação diferente no fim de semana.
Se a estrutura e os efeitos cênicos já oferecerem uma imersão no mundo periférico, tudo fica ainda mais ambientado com a participação de três profissionais de breaking que representam Goiás no cenário nacional da cultura hip hop: Rodrigo Nobre (Rato Loko), Kauã BFC e Samuel Locatelli (Samukinha), todos da Bairro Feliz Crew, hoje o principal grupo de breaking do estado. O grupo tem ainda a contribuição de Taynnã Oliveira para composição da dramaturgia corporal, resultando em movimentações com alto grau de complexidade.
Contenção tem fomento da Política Nacional de Fomento à Cultura Aldir Blanc, operacionalizado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult).
SERVIÇO
As apresentações são gratuitas e ocorrem às 20h nas seguintes datas e locais:
- 08/08/2025 – Estacionamento da Faculdade de Educação Física e Dança da UFG, Câmpus Samambaia.
- 15 e 16/08/2025 – Praça CEU das Artes, Jardim do Cerrado I.
- 22 e 23/08/2025 – Praça CEU das Artes, Vera Cruz (Aparecida de Goiânia).
- 29 e 30/08/2025 – Praça do Ione, Jardim Curitiba.
Receba notícias de ciência no seu celular
Siga o Canal do Jornal UFG no WhatsApp e nosso perfil no Instagram.
É da UFG e quer divulgar sua pesquisa ou projeto de extensão?
Preencha aqui o formulário.
Comentários e sugestões
jornalufg@ufg.br
Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal UFG e do autor.
Fonte: Secom UFG
Categorias: Arte e Cultura Emac Notícia 1