
Histórias da Região Metropolitana de Goiânia ganham vida em coletânea literária
Livro reúne oito autores que exploram o passado e o presente de cidades da RMG em narrativas ficcionais
Da Redação
A cultura e a história da Região Metropolitana de Goiânia ganham destaque em uma nova coletânea de contos, intitulada De Goiânia e Redondezas, cujo lançamento será realizado no dia 5 de setembro de 2025. Coordenado pelo professor aposentado da Universidade Federal de Goiás (UFG) Pedro Célio, o livro reúne a produção de oito autores, convidando os leitores a uma jornada ficcional pelas peculiaridades do cotidiano local.
A obra, publicada pela editora Trilhas Urbanas, é fruto de uma iniciativa que remonta a 2017. "O livro foi concebido em 2017, quando eu trabalhava na equipe da UFG criada para elaborar o Plano de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Goiânia (PDRMG), com liderança da professora Celene Monteiro [Instituto de Estudos Socioambientais da UFG]", explica Pedro Célio.
Ele acrescenta que, em paralelo aos aspectos técnicos, "pensamos que poderia ser valioso o esforço de realçar também os traços culturais e históricos no processo, que também são relevantes na integração metropolitana".
Com essa visão, escritores das cidades da RMG foram convidados a contribuir. "Convidamos escritores das cidades da RMG dedicados a refletir e escrever sobre os modos de vida, a linguagem e, mesmo, aos causos e lendas de seus respectivos locais, convertendo algo desses aspectos em ficção, no gênero contos", detalha o professor.
O resultado são oito contos que mergulham em personagens e tramas situadas em locais e situações típicas de diversas cidades da região, abrangendo Goiânia, Goianira, Hidrolândia, Inhumas, Nerópolis, Senador Canedo e Trindade. As narrativas exploram tanto o passado quanto o presente, abordando desde casos de assombração e lendas até histórias sobre a vida urbana contemporânea, com seu corre-corre e o impacto das tecnologias sofisticadas.
Pedro Célio ressalta que a inclusão de temas políticos ou de denúncia social é "circunstancial", não tendo sido um critério inicial para a solicitação dos textos.
Capa do livro De Goiânia e Redondezas, lançado pela editora Trilhas Urbanas (Foto: Divulgação)
Temáticas
Entre os cenários que ganham vida nas páginas do livro, destaca-se o Rio Meia Ponte, evocado como um balneário familiar e ponto de encontro para jovens da capital em tempos passados. A lendária Rua P-16, no Setor dos Funcionários, também é retratada, rememorando a existência de uma famosa zona de meretrício em Goiânia.
Em Trindade, o Beco dos Aflitos serve de pano de fundo para as personagens de um dos autores. A obra também explora histórias de crendices e a "malandragem ingênua de capiaus e matutos" em fazendas de Inhumas, além de um conto de assombração ambientado em Nerópolis.
Adicionalmente, o livro lança luz sobre as situações típicas dos imigrantes que vieram do sertão da Bahia e do sul do Maranhão, tornando-se protagonistas na formação da metrópole goianiense. Suas vivências de deslocamentos pendulares entre a capital e as cidades vizinhas, e a forma como influenciaram a cultura local ao misturar seus hábitos, sotaque e culinária, são aspectos relevantes da coletânea.
Os autores que assinam De Goiânia e Redondezas são Antenor Pinheiro, Eguimar Chaveiro, Leo Pereira, Gustavo Coelho, Hamilton Carneiro, Ranon Machado e Túlio Mendanha, além do próprio Pedro Célio.
O livro terá dois lançamentos oficiais. O primeiro está agendado para 5 de setembro, às 19h, na sede do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg). Uma semana depois, em 12 de setembro, às 9h, o lançamento ocorrerá no Instituto Histórico e Geográfico de Goiás (IHGG).
SERVIÇO
Lançamento do livro De Goiânia e Redondezas
Data: 05/09/2025
Local: Adufg – 9ª Avenida, 193, Setor Leste Vila Nova, Goiânia.
Horário: 19h
Data: 12/09/2025
Local: Instituto Histórico e Geográfico de Goiás – Rua 82, 455, Setor Sul, Goiânia.
Horário: 9h
Receba notícias de ciência no seu celular
Siga o Canal do Jornal UFG no WhatsApp e nosso perfil no Instagram.
É da UFG e quer divulgar sua pesquisa ou projeto de extensão?
Preencha aqui o formulário.
Comentários e sugestões
jornalufg@ufg.br
Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal UFG e do autor.
Fonte: Secom UFG
Categorias: literatura Humanidades FCS Notícia 1