Icone Instagram
Ícone WhatsApp
Icone Linkedin
Icone YouTube
Universidade Federal de Goiás
Maria Norina Liccardo

Um passeio pela música italiana

Em 15/09/25 09:17. Atualizada em 15/09/25 13:08.

Cantora Maria Norina Liccardo trouxe repertório com músicas em dialeto italiano que falam de mulheres e direitos humanos

Kharen Stecca

Os estudantes do idioma italiano do Centro de Línguas e do curso de Letras da Universidade Federal de Goiás (UFG) tiveram uma oportunidade lúdica e musical neste sábado (13/9). Eles conheceram o trabalho da cantora italiana Maria Norina Liccardo. A cantora está em Goiânia por duas semanas para uma série de atividades de canto coletivo que apresenta um repertório de músicas em dialeto italiano e esteve na UFG para uma troca de experiências com os estudantes da língua.

A apresentação começou com algumas orientações para a plateia de forma que todos participassem. A cantora explicou que todas as músicas de seu repertório, que é tocado com um acordeon, contam histórias de mulheres e relatam questões de Direitos Humanos. Com ajuda de um mapa ela fez um passeio por diversas regiões da Itália como Sicília, Calábria e Nápole, sua terra natal, convocando a participação dos estudantes nas performances.

 

Maria Norina Liccardo

Maria Norina Liccardo levou a plateia a um passeio pela Itália (Foto: Kharen Stecca)

 

Utilizando do idioma padrão do italiano, ela mostrou as diferenças com o dialeto e também fez uma passagem por músicas portuguesas e brasileiras. Ela também apresentou algumas poesias italianas musicadas por ela e a famosa Tarantella.

A coordenadora da área de italiano da UFG, professora Margareth Nunes destacou que atividades como esta são um importante diferencial do Centro de Línguas UFG: "Nós não queremos apenas ofertar o ensino da gramática, mas proporcionar vivências realmente culturais para os estudantes", destacou. Maria Norina ressaltou sua satisfação em conhecer novos grupos de pessoas, culturas diferentes e também apresentar um pouco da cultura italiana no Brasil.

Artista

Maria Norina Liccardo veio ao Brasil por meio de um edital do Instituto Italiano de Cultura de São Paulo (órgão do governo italiano) por um convite do Instituto Rizzo e da Secretaria de Direitos Humanos da Prefeitura de Goiânia. A apresentação na Faculdade de Letras contou com o apoio do Centro de Linguas e foi uma gentileza da artista.

Maria Norina é arquiteta e musicista. Atua em diversos contextos artísticos como acordeonista, pianista e cantora, além de dar aulas de composição e arranjo. Ela se apresenta e colabora com artistas internacionais de diversas disciplinas (teatro, arte de rua, circo contemporâneo e cinema).

Há cerca de quatro anos, ela trabalha em um projeto que utiliza música e canto como ferramentas para o diálogo e a construção da paz. O projeto é voltado para grupos mistos de pessoas (de todas as idades, gêneros e origens), com foco especial nas vítimas de violência, guerra e sofrimento em geral. Baseia-se no canto coletivo e na improvisação musical.

Confira a apresentação da Tarantella:

 

 

Receba notícias de ciência no seu celular
Siga o Canal do Jornal UFG no WhatsApp e nosso perfil no Instagram.

É da UFG e quer divulgar sua pesquisa ou projeto de extensão?
Preencha aqui o formulário.

Comentários e sugestões
jornalufg@ufg.br

Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal UFG e do autor.

Fonte: Secom UFG

Categorias: Italiano Arte e Cultura FL Notícia 2