Conheça Zizou e Ronie, robôs "atletas" programados pela UFG
Talos Humanoid Robots, da Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação, participou de eventos em SP e ES
Gustavo de Souza
Dois robôs humanoides desenvolvidos pelo Grupo de Pesquisa Talos Humanoid Robots, da Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação da Universidade Federal de Goiás (EMC/UFG), foram levados a dois eventos ligados à robótica e à inteligência artificial: a Competição Brasileira de Robótica (CBR) 2025, sediada em Vitória (ES), de 13 a 19 de outubro; e a AI Brasil Experience, em São Paulo, que ocorreu nos dias 30 e 31 do mesmo mês.
A equipe, coordenada pelo professor Adriano César Santana e integrada por outros seis estudantes dos cursos de Engenharia da Computação e Engenharia Elétrica, foi criada para formalizar e dar caráter acadêmico à parceria entre a comunidade AI Brasil e o Centro de Excelência em Inteligência Artificial (Ceia) da UFG, que proporcionou dois exemplares da Booster Robotics à Universidade – os Booster T1.
Além da UFG, outras cinco instituições de ensino receberam os mesmos tipos de maquinário, também por colaboração com a AI Brasil: Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Fundação Educacional Inaciana Padre Sabóia de Medeiros (FEI).
Os goianos ficaram responsáveis por treinar e programar os robôs Zizou e Ronie: o primeiro nome foi inspirado no apelido do ex-futebolista francês Zinedine Zidane, e o segundo faz menção a como Ronaldo "Fenômeno" Nazário era chamado quando começou sua carreira internacional.
No CBR 2025 as equipes tiveram acesso a um campo com as dimensões oficiais da RoboCup (a Robot World Cup, uma competição internacional anual e um projeto científico focado em promover a pesquisa e o desenvolvimento de IA e da robótica), onde puderam fazer testes explorando aspectos tanto de estratégia de jogo quanto de funcionamento dos robôs e analisar seus resultados.
O intuito foi avaliar se era possível realizar uma competição em que todas as equipes pudessem participar com o mesmo tipo de robô e que seria disputada posteriormente, na capital paulista. Entretanto, como nem todos os times estiveram em Vitória para participar dessas atividades, foi decidido que seriam disputados apenas jogos amistosos.
Já a primeira edição da AI Brasil Experience foi marcada por palestras, painéis e workshops, além da presença dos autômatos da Booster Robotics. O tema trabalhado foi o uso da inteligência artificial em diferentes setores, desde a tradicional área de programação até áreas como saúde, educação e finanças, virando parte do cotidiano.
A feira também foi palco dos amistosos travados pelas equipes universitárias, e o Grupo Talos ganhou a partida que disputou, vencendo de virada por dois gols a um a PenguinBots, da UFPel. As duas realizações foram acompanhadas por técnicos da chinesa Booster, caso fosse necessário algum tipo de assistência ou apoio com as máquinas.
Sobre os robôs
No treinamento dos robôs para agirem sem interferência humana nos jogos de futebol, a programação se cruza com a inteligência artificial. De início, os equipamentos usam algoritmos de IA responsáveis pelo próprio senso de localização, situando-se no espaço físico por câmeras embutidas que localizam as marcações no campo, como as linhas laterais e centrais, o gol e a bola.
Uma vez que esses detalhes foram mapeados, outro tipo de algoritmo começa a agir, responsável por fazer os robôs jogarem. Eles se comunicam entre si e compartilham suas informações por meio de IA. Todos os movimentos, decisões e os motivos que levaram o algoritmo a realizar tal ação são registrados, disponíveis para consulta no sistema das próprias máquinas.
Os robôs são divididos em diferentes categorias nas competições, separados em KidSize, TeenSize e AdultSize. Os critérios determinantes, estabelecidos pela CBR, são medidas como a altura total do exemplar e a altura de seu quadril em relação ao chão. Dependendo de cada segmento, as dimensões do campo e da bola também diferem. Zizou e Ronie são da categoria TeenSize.
O objetivo do projeto, segundo Adriano, é promover experiência para os estudantes e prepará-los para o mercado de trabalho. "É uma grande oportunidade de investimento por parte das duas entidades que firmaram a parceria, com recursos financeiros e intelectuais", pontua.
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Fonte: Secom UFG
Categorias: Tecnologia EMC






