Mais de 200 pesquisadores debatem Estado, capital e território
V Colóquio Internacional Espaço e Economia foi realizado no Instituto de Estudos Socioambientais da UFG
Da Redação
A Universidade Federal de Goiás (UFG) sediou, entre os dias 25 e 28 de novembro, o V Colóquio Internacional Espaço e Economia, que reuniu 205 pesquisadores do Brasil e de outros quatro países – Colômbia, Argentina, Chile e Portugal. Realizado no Instituto de Estudos Socioambientais (Iesa), o evento teve como tema central A produção do espaço e a economia política na América Latina, com foco nas relações entre Estado, capital e modernização do território.
Promovido pela Rede Latino-Americana de Investigadores em Espaço e Economia (Realee) e pelo Laboratório de Estudos e Pesquisas das Dinâmicas Territoriais (Laboter), o colóquio foi coordenado pelo professor Denis Castilho, que destacou a importância de ampliar o debate sobre as transformações recentes no espaço latino-americano diante das crises sociais, sanitárias e econômicas intensificadas nos últimos anos.
Entre as atividades estiveram cinco mesas-redondas, 121 trabalhos apresentados em sete Grupos de Trabalho (GTs) e um trabalho de campo no Distrito Agroindustrial de Anápolis (Daia) e no Porto Seco Centro-Oeste.
Castilho explicou que o evento acontece desde 2015, com as edições anteriores realizadas na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). “O IV Colóquio consolidou o formato baseado em conferências, mesas redondas, trabalho de campo e grupos de trabalhos, de forma a aproximar pesquisadores da Geografia Econômica e da Economia Política”, afirmou o professor. “O evento é uma contribuição à disseminação de estudos e pesquisas sobre as políticas territoriais que invocam a atualização e ampliação de análises sobre o mundo do trabalho, a produção industrial, a distribuição, troca e consumo de mercadorias, a utilização da natureza-recurso e a localização e transbordamento dos empreendimentos fabris”, disse Castilho.
Além de pesquisadores experientes, o evento recebeu estudantes de graduação e pós-graduação interessados em compreender os efeitos das políticas territoriais, da financeirização e das novas formas de uso e ocupação do território na contemporaneidade.
Leia também: Em nome da comodidade, transporte coletivo perde terreno nas grandes cidades
Território, crise e modernização
A chamada do evento destacou que a covid-19 acentuou tensões e desigualdades na América Latina, exigindo da ciência uma postura colaborativa e crítica diante das mudanças estruturais. Segundo os organizadores, compreender o rearranjo das relações socioeconômicas e a divisão territorial do trabalho é fundamental para analisar os impactos sobre a força de trabalho, os pequenos empreendimentos e os setores mais vulneráveis da economia.
Nesse cenário, o colóquio se propôs a aprofundar o entendimento sobre o papel do Estado, a modernização do território e os novos nexos urbanos e logísticos que emergem nas cidades latino-americanas. O evento também reforçou os vínculos da Relaee e consolidou a UFG como espaço de interlocução científica entre universidades, poder público e sociedade civil.
O Colóquio Internacional Espaço e Economia tem caráter multidisciplinar e busca formar novas gerações de pesquisadores, fortalecer a integração latino-americana e incentivar estudos sobre políticas públicas, governança territorial, redes produtivas e usos da natureza-recurso. Para os organizadores, a contemporaneidade exige "uma renovada capacidade de compreensão do modo como os sistemas políticos articulam ações e produzem formas de desenvolvimento".
Receba notícias de ciência no seu celular
Siga o Canal do Jornal UFG no WhatsApp e nosso perfil no Instagram.
É da UFG e quer divulgar sua pesquisa ou projeto de extensão?
Preencha aqui o formulário.
Comentários e sugestões
jornalufg@ufg.br
Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal UFG e do autor.
Fonte: Secom UFG
Categorias: Evento Humanidades IESA Notícia 5






