Icone Instagram
Ícone WhatsApp
Icone Linkedin
Icone YouTube
Universidade Federal de Goiás
FAV Fashion Gala

FAV Fashion Gala proporciona experiência imersiva nas brasilidades ancestrais

Em 02/12/25 13:08. Atualizada em 02/12/25 14:36.

Estudantes de Design de Moda da UFG desfilaram suas criações em um baile de gala

 

FAV Fashion Gala
O tema Brasilidade Ancestrais permitiu aos participantes explorar a diversidade cultural do país | Foto: Evelyn Parreira/Secom UFG

 

Arthur Gabriel

O primeiro FAV Fashion Gala, projeto de extensão do curso de Design de Moda da Universidade Federal de Goiás (UFG), proporcionou uma experiência imersiva na ancestralidade brasileira. Unindo desfile de moda e festa de gala, o evento, realizado na última sexta-feira (28/11) na Potrich Galeria, procurou valorizar e celebrar a diversidade e a riqueza cultural do Brasil. A proposta do evento era evocar lendas e tradições de diferentes regiões do país por meio da moda.

A programação teve início com o desfile de moda dos estudantes do curso, seguido por uma festa de gala inspirada no Costume Institute Gala (Met Gala), realizado anualmente pelo Metropolitan Museum of Art de Nova York.

Acesse aqui o álbum de fotos do evento.

Lorena Abdala, professora do curso de Design de Moda e organizadora do evento, comentou sobre a importância de se desenvolver uma percepção autoral no processo de criação dentro da perspectiva da moda.

"Quando buscamos referências na nossa própria história e cultura, a criação se torna muito mais autêntica do que simplesmente mirarmos no olhar europeu ou norte-americano. Quando fazemos esse exercício de recuperar o que é de fato nosso, a gente se torna especial e singular. O mundo inteiro está olhando para o Brasil. Como é que nós não poderíamos olhar para nós mesmos?".

Ela explicou que, além de uma festa, o FAV Fashion é um exercício pedagógico importante para pensar em quem nós somos dentro da cultura brasileira.

"A partir do momento em que você pensa sobre sua própria identidade numa perspectiva cultural, torna-se possível aprender mais sobre as raízes do Brasil de uma forma prazerosa a partir de diversas possibilidades de representação no panorama da moda, que pode abarcar manifestações religiosas de matrizes africanas, cultura popular, folclore, mitos, artesanato".

 

FAV Fashion Gala
Professora Lorena Abdala (FAV/UFG): festa é também um convite à reflexão pedagógica | Foto: Evelyn Parreira/Secom UFG

 

Inspirações

A estudante Ana Clara comemorou a possibilidade de mostrar seu trabalho. "Nós brasileiros precisamos nos reconectar com nossas raízes ancestrais, conhecer as histórias, conhecer o que formou nosso país, e descolonizar nosso olhar.

O look de Ana Clara foi inspirado na lenda da sereia Iara. "Também me inspirei em outros elementos da cultura amazônica para compor o conceito do look, como o peixe aruanã e as curvas dos rios da região".

Para Gabriel Ferreira, estudante que desfilou no FAV Fashion Gala, o tema da primeira edição do evento foi um convite à reflexão. "Me inspirei na mescla de temáticas entre caça e cristianismo. Isso porque cresci no interior, onde tive contato com as experiências tanto da religião cristã quanto da rusticidade das práticas de caça e coleta".

FAV Fashion Gala
Camylla Nunes se inspirou na lenda do boto-cor-de-rosa | Foto: Evelyn Parreira/Secom UFG

O modelo Igor Apolo, estudante de Design de Ambientes na UFG, disse ter se inspirado em suas raízes paraenses. "Como morei boa parte de minha vida na região Norte do país, busquei dialogar meu look com as ancestralidades de lá. Por isso, me inspirei nas lendas tanto do curupira quanto do caipora, que são bastante populares. Eventos como esse nos permitem resgatar a pluralidade do âmbito cultural brasileiro".

Subversão

Para a estudante Camylla Nunes, o evento foi uma oportunidade para subverter figuras já enraizadas no imaginário popular brasileiro. "Quis me inspirar na lenda do boto-cor-de-rosa. Acho interessante trazer o aspecto da feminilidade para essa lenda, uma vez que o boto-cor-de-rosa é sempre reduzido à figura masculina que encanta e erotiza mulheres", contou.

Já a cidade de Goiânia e o movimento Viva o Centro foram a inspiração de Marina Soares, egressa no curso de Design de Moda da UFG. A borda do vestido trazia os prédios em estilo art-déco.

"Acredito que esse evento seja uma excelente oportunidade para que eu e meus colegas possamos expressar a nossa criação", celebrou a designer.

 

Receba notícias de ciência no seu celular
Siga o Canal do Jornal UFG no WhatsApp e nosso perfil no Instagram.

É da UFG e quer divulgar sua pesquisa ou projeto de extensão?
Preencha aqui o formulário.

Comentários e sugestões
jornalufg@ufg.br

Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal UFG e do autor.

Fonte: Secom UFG

Categorias: Moda Arte e Cultura fav Notícia 4