Icone Instagram
Ícone WhatsApp
Icone Linkedin
Icone YouTube
Universidade Federal de Goiás
Livro jornalismo

Livro aponta tendências e desafios do mercado jornalístico em Goiás

Em 11/12/25 14:13. Atualizada em 11/12/25 14:14.

Publicação da FIC/UFG revela transformações tecnológicas, precarização e novas competências exigidas dos profissionais da comunicação

 

Livro jornalismo
Condições, oportunidades e desafios do jornalista são abordados nos capítulos que compõem livro lançado pela FIC/UFG | Foto: Lula Marques/Agência Brasil

 

Arthur Gabriel

Em um cenário de transformações aceleradas, o livro Mercado de trabalho jornalístico: as mudanças e os desafios no contexto regional e local reúne pesquisas que revelam como o jornalismo goiano — do webjornalismo ao fotojornalismo, do Instagram às redações pejotizadas — enfrenta profundas mudanças tecnológicas, precarização das relações de trabalho e desafios de sustentabilidade profissional, ao mesmo tempo em que expõe novas competências, tensões políticas e modos de consumir notícias em diferentes gerações.

A obra, disponível on-line, foi organizada pela professora da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) da Universidade Federal de Goiás (UFG) Ângela Teixeira de Moraes. "O livro analisou as tendências do mercado de trabalho em relação às habilidades e competências exigidas, os desafios dos jornalismos especializados, as diferentes relações trabalhistas e as implicações disso para a carreira profissional", detalha.

Do ponto de vista acadêmico, Ângela explica que o livro dá subsídios para que o curso de Jornalismo da UFG estabeleça novas políticas de formação. Já do ponto de vista da sociedade, as empresas podem ter informações mais amplas sobre os nichos e oportunidades de empreendimento, e o sindicato que representa os profissionais também pode se atualizar em relação à nova realidade do mercado de trabalho local e regional.

O livro nasceu da disciplina Iniciação Científica, na qual os estudantes puderam desenvolver estratégias de coleta de análise de dados que pudessem ser aplicadas a qualquer temática de interesse. A publicação também teve o apoio do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM), que procura incentivar o desenvolvimento de pesquisas na graduação como forma de amadurecimento para mestrado.

"Espero que possamos levar em consideração esses dados quando da reelaboração do novo Projeto Pedagógico de Curso, que está em discussão no momento junto ao colegiado do curso de Jornalismo e junto à Prograd [Pró-Reitoria de Graduação]", finaliza Ângela.

 

Receba notícias de ciência no seu celular
Siga o Canal do Jornal UFG no WhatsApp e nosso perfil no Instagram.

É da UFG e quer divulgar sua pesquisa ou projeto de extensão?
Preencha aqui o formulário.

Comentários e sugestões
jornalufg@ufg.br

Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal UFG e do autor.

Fonte: Secom UFG

Categorias: carreira Humanidades Fic Notícia 2