Icone Instagram
Ícone WhatsApp
Icone Linkedin
Icone YouTube
Universidade Federal de Goiás
Advac 2026

Curso fortalece políticas de imunização no Brasil

Em 12/08/26 11:13. Atualizada em 17/08/26 14:26.

Segunda edição do AdVAC ocorreu em Pirenópolis e teve a parceria da UFG

 

Advac 2026
Aproximadamente 100 profissionais participaram do evento | Foto: Marina Sousa/Iptsp/UFG

 

Marina Sousa

A cidade de Pirenópolis recebeu, entre 9 e 15 de agosto, a segunda edição do AdVAC Brasil – Curso Avançado de Vacinologia, que reuniu aproximadamente 100 profissionais entre participantes, professores e palestrantes convidados, para formação e intercâmbio científico. Realizado pelo Centro de Excelência em Tecnologia e Inovação em Saúde (Ceti-Saúde) da Universidade Federal de Goiás (UFG), o curso conta com a participação de especialistas de instituições nacionais e internacionais e tem como objetivo ampliar a formação de profissionais e fortalecer as políticas de imunização no Brasil. Com a palestra de abertura "AdVAC Global – 25 anos e o futuro", a segunda edição reforçou a proposta de consolidar o curso como uma iniciativa permanente de formação avançada em vacinologia no país.

Na abertura, a professora Cristiana Toscano, diretora do Ceti-Saúde e coordenadora do AdVAC Brasil, destacou que a iniciativa é resultado de uma ampla articulação entre profissionais e instituições nacionais e internacionais. "A ideia é que possamos sair daqui com um grupo forte de líderes na área de vacinologia, formado por profissionais que atuam em diferentes setores e que possuem diferentes perspectivas, mas que compartilham um objetivo comum: trabalhar em prol da imunização e contribuir para o fortalecimento da imunização no Brasil".

O diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunizações (DPNI), Eder Gatti Fernandes, incentivou os participantes a aproveitarem o curso para ampliar suas redes de colaboração. "Aproveitem o curso para fazer networking, trocar experiências e estabelecer contatos com os colegas". Ele reforçou também a importância da continuidade do curso no futuro e defendeu que o AdVAC Brasil se consolide como um programa de formação permanente.

 

Professora Cristiana Toscano, diretora do Ceti-Saúde/UFG e coordenadora do AdVAC Brasil (Foto: Patrícia Save - SES-GO)
Professora Cristiana Toscano (Ceti-Saúde e AdVAC Brasil) ressaltou o objetivo de fortalecer a imunização no Brasil | Foto: Patrícia Save/SES-GO

 

Cooperação internacional

A representante da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Lely Stella Guzmán, destacou a recente assinatura do acordo de colaboração entre a Opas e a UFG, por meio do Ceti-Saúde, ocorrido no início de agosto em Brasília, com a presença do diretor regional da Opas, Jarbas Barbosa, e a vice-reitora da UFG, Camila Caixeta, que envolve ações de divulgação e comunicação científica e formação de profissionais de saúde para o fortalecimento da vacinologia nas Américas.

Em sua fala, Lely ressaltou que os profissionais da saúde têm a responsabilidade de colocar seus conhecimentos à serviço da sociedade. "Nós servimos ao público. A qualificação profissional e o compartilhamento de conhecimentos são fundamentais para enfrentar os desafios atuais e avançarmos com novas tecnologias na saúde pública".

Goiás na vanguarda

Representando a Secretaria de Saúde de Goiás, a subsecretária de Vigilância em Saúde, Flúvia Amorim, egressa da primeira turma do AdVAC Brasil, afirmou que sediar o curso representa uma oportunidade para o estado contribuir para a qualificação de profissionais de todos país e mostrar as ações e capacidades estruturadas na pesquisa e tecnologia.

Segundo Flúvia, um dos principais desafios atuais está em transformar evidências científicas em informações claras e acessíveis aos profissionais da ponta e à população. Ela reforçou o papel importante das lideranças na comunicação de informações e evidências na área da vacinologia. Por fim, a subsecretária defendeu a continuidade da iniciativa em Goiás, com a realização de novas edições nos próximos anos.

Também compuseram a mesa diretiva da abertura do 2º AdVAC Brasil o diretor do AdVAC Global,  Kamel Senouci, da Universidade de Genebra; a diretora médica de Ensaios Clínicos do Centro de Ensaios e Farmacologia do Instituto Butantan, Fernanda Castro Boulos; e a diretora de Bio-Manguinhos/Fiocruz, Rosane Cuber.

 

Receba notícias de ciência no seu celular
Siga o Canal do Jornal UFG no WhatsApp e nosso perfil no Instagram.

É da UFG e quer divulgar sua pesquisa ou projeto de extensão?
Preencha aqui o formulário.

Comentários e sugestões
jornalufg@ufg.br

Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal UFG e do autor.

Fonte: Ceti-Saúde

Categorias: Vacinologia saúde Ceti-Saúde