Icone Instagram
Icone Linkedin
Icone YouTube
Universidade Federal de Goiás

Indice de prioridade e média global

Em 23/12/11 00:07.

 

 Para que servem o índice de prioridade e a média global? Como eles interferem na hora da matrícula da UFG?

Marília Neves, 8º período de Biblioteconomia
 
O artigo 24 da Resolução n. 806 define que todo aluno da UFG deverá ser submetido a critério de processamento coletivo de pedido de inscrição para obtenção de vaga nas disciplinas oferecidas. Ou seja, há uma disputa pelas vagas. Por isso, foi criado o índice de prioridade. Esse índice não leva em consideração a nota do aluno e, sim, as disciplinas que ele cursou, sua taxa de aprovação e a integralização no curso. A finalidade desse índice é dar privilégio aos alunos veteranos para que eles consigam se formar.
 
A média global é um dos critérios de desempate do índice de prioridade. Ao contrário do índice de prioridade, ela é calculada com base no desempenho do aluno nas disciplinas cursadas, a nota. Existe um entendimento equivocado na hora de calcular a média global: os estudantes tendem a fazer uma média linear (somar as notas e dividir pelo número de disciplinas). A média da UFG não é calculada dessa forma convencional. Para calculá-la faz-se a somatória dos produtos das notas obtidas em cada disciplina cursada pela sua carga horária, dividida pela somatória de carga horária dessas disciplinas. No cálculo utiliza-se a seguinte fórmula:

 

Sendo N o número de disciplinas cursadas na UFG que computem para a integralização da matriz curricular do aluno, excetuando-se as disciplinas aproveitadas ou dispensadas; CHD a carga horária da disciplina i; NDa nota do aluno na disciplina i, independentemente de aprovação ou reprovação.
Quem responde é a responsável pelo sistema acadêmico de graduação da Pró-reitoria de Graduação, Edyr Faria de Oliveira.