Icone Instagram
Icone Linkedin
Icone YouTube
Universidade Federal de Goiás

Museu Antropológico realiza restauração de obras sacras

Em 09/10/14 11:14. Atualizada em 24/11/14 14:13.

Logo Jornal

Publicação da Assessoria de Comunicação da Universidade Federal de Goiás 
ANO VII – Nº 68 – Outubro – 2014

Museu Antropológico realiza restauração de obras sacras

Equipe do Laboratório de Conservação e Restauro recupera nove pinturas de cavalete de igreja da cidade de Corumbá de Goiás

Texto: Michele Martins | Fotos: Adriana Cristina

Por ser uma instituição de referência no Estado de Goiás em trabalhos de conservação e restauro de obras de elevado valor artístico e cultural, o Museu Antropológico da UFG, por meio do Laboratório de Conservação e Restauro, realizou a recuperação de nove pinturas de cavalete pertencentes à Igreja de Nossa Senhora da Penha de França, da cidade de Corumbá de Goiás. O serviço, finalizado em setembro, foi estabelecido por meio de contrato entre a empresa Marsou Engenharia Ltda. e acompanhado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Uma equipe formada pelas restauradoras Mônica Lima de Carvalho e Ana Cristina de Menezes Santoro, as estagiárias Daniela Barra e Werydianna Marques, as bolsistas voluntárias Andressa Lopes e Mariana Naves, todas do curso de Museologia da Faculdade de Ciências Sociais e, ainda, Edenize Santos Ribeiro estagiária do curso de Artes Visuais da Faculdade de Artes Visuais da UFG se dedicaram a esse trabalho.

Trabalho minucioso – As telas ficaram por muito tempo em local inapropriado e foram expostas a fatores de degradação como alterações bruscas de temperatura e umidade, poeira e ataques por agentes biológicos. “Elas chegaram ao Laboratório muito danificadas, apresentavam rasgos e perda do tecido original, fungos e muita sujeira aderida”, informou a restauradora Mônica Lima de Carvalho. As obras passaram por diferentes procedimentos de conservação e restauro, como esclarece Mônica de Carvalho: “não realizamos apenas procedimentos de conservação como a higienização e aplicação de uma camada de proteção nas telas. Intervimos nas lacunas de suporte e de policromia, sendo que, em algumas obras, tivemos de adotar o critério de remoção de repintura, o que caracteriza, de fato, uma intervenção de restauro”.

Restauração Museu

Atenção e precisão são as principais características do trabalho de um restaurador

Um dos procedimentos realizados foi o de reentelamento (técnica que consiste em consolidar o tecido original fragilizado por acréscimo de um tecido novo devidamente tratado) que utilizou uma mesa térmica pertencente ao Centro Cultural da UFG (foto acima). Mônica de Carvalho informou que essa intervenção de restauro é indicada apenas quando a obra apresenta seu tecido comprometido pela falta de resistência e perdas de suporte. Caso contrário, deverá optar- -se sempre por condutas que envolvam menor intervenção possível sobre a obra.

Ana Cristina de Menezes disse ainda que o trabalho foi realizado por técnicas específicas, de acordo com normas internacionais de restauro, e que todo o procedimento também foi acompanhado por técnicos do Iphan. Ela apontou que a maior dificuldade é a responsabilidade de atender à expectativa de quem nos solicitou o trabalho no nível que estão esperando. Mais do que isso, é a responsabilidade com a obra de arte. Em todas as intervenções optamos pelo critério da reversibilidade.

Contribuição acadêmica – De acordo com a diretora do Museu Antropológico, Dilamar Cândida Martins, esse trabalho colaborou para o aperfeiçoamento profissional dos servidores do e viabilizou o surgimento de um projeto de extensão que permitiu a contratação de estagiários e bolsistas que receberam orientação de especialistas responsáveis pelo desenvolvimento das atividades. “É significativo mostrarmos que a UFG possui profissionais qualificados em uma área de carência na sociedade, como a área de conservação e restauro”, defendeu a diretora.

Restauração Processo

Estudantes de graduação ajudaram nos trabalhos e receberam formação complementar sobre a técnica de reentelamento

Ela também destacou que o retorno acadêmico que ocorreu pelo estabelecimento do projeto de extensão foi muito significativo por agregar o trabalho de estudantes em todas as etapas do serviço prestado e que a estrutura do Laboratório foi melhorada. A partir do contrato estabelecido com a empresa Marsou Engenharia Ltda., foi possível adquirir uma Câmara de Desinfestação que a empresa doou para o Museu. Esse novo equipamento será fundamental para o Laboratório em trabalhos de restauração e conservação de acervos patrimoniais salvaguardados pelo órgão. “Vale lembrar que as disciplinas práticas dos estudantes do curso de Museologia também poderão usufruir do Laboratório de Conservação e Restauro posteriormente. Esse tipo de trabalho ajuda ao Museu Antropológico se equipar com recursos além dos que a Universidade pode adquirir”, declarou a diretora.

Patrimônio histórico e cultural

O Centro Histórico de Corumbá foi tombado pelo Iphan, em 2000 e abrange casas e pontes, a Praça da Matriz, a Praça Antônio Félix Curado, a Praça Waldemar Gomes Teles, as ruas Comendador João José de Campos Curado, das Flores, Bernardo Élis e a Avenida Cônego Carlos Plangger. A cidade surgiu em 1731 em decorrência das atividades de mineração com habitantes de origem paulista e portuguesa, que se instalaram entre o rio Corumbá, o ribeirão Bagagem e a capela. Corumbá ficou situada em um ponto estratégico de passagem das rotas terrestres Goiás-Paracatu e Goiás-Bahia. Sua urbanização se consolidou ainda no século XVIII, resistindo à decadência da mineração e assumindo a função de entreposto comercial para o abastecimento da Província de Goiás. Tornou-se um município em 1902.

Fonte: Arquivo Noronha Santos/Iphan e IBGE

 

Categorias: museu antropológico Restauração Conservação pinturas de cavalete