Regional Jataí completa 35 anos
Regional Jataí completa 35 anos
Comemorações do aniversário são marcadas por eventos e inaugurações de obras ao longo do ano
Texto: Serena Veloso | Fotografia: Carlos Siqueira
Durante seus 53 anos de história, a UFG passou por grandes mudanças e conquistou um espaço decisivo no interior goiano, com a expansão da oportunidade de acesso ao ensino superior público entre a população de diferentes regiões do Estado de Goiás. Em 1980, a UFG implantava na Cidade de Jataí as bases iniciais do que viria se tornar a Regional Jataí, antes denominada Câmpus Avançado de Jataí (CAJ), que funcionava com apenas três cursos de graduação. Em 2015, a Regional completa 35 anos de existência e celebra diversas conquistas, fruto dos esforços para garantir educação de qualidade para formação de profissionais nas diversas áreas do conhecimento.
Uma série de atividades alusivas ao aniversário estão sendo organizadas e integram o calendário de festividades da instituição. “Acredito que temos razões suficientes para comemorar por termos chegado tão longe e com excelentes perspectivas de continuarmos por muito mais tempo alcançando um sucesso ainda maior”, aposta o diretor da Regional Jataí, Wagner Gouvêa dos Santos, satisfeito com os resultados da trajetória.
A primeira iniciativa para celebrar a data foi a da criação de uma logomarca dos 35 anos da Regional, utilizada nas páginas da internet e documentos oficiais da Universidade. Ao longo do ano, também estão previstos o lançamento de novas obras e a instalação de equipamentos nos laboratórios, que trarão melhorias significativas no desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão.
Primeira das obras inauguradas em 2015, o Restaurante Universitário (RU) da Regional Jataí está em pleno funcionamento desde o mês de maio e oferece refeições à comunidade universitária a preço acessível. O espaço tem atendido, diariamente, uma média de 600 estudantes, servidores e docentes, com a elaboração de cardápios variados, com alimentos saudáveis e nutritivos.
Além do RU, outras nove obras deverão ser inauguradas em breve, são elas: a ampliação do prédio dos cursos de pós-graduação, os prédios dos gabinetes dos professores, dos cursos de Biomedicina, de Enfermagem, de Engenharia Florestal, de Fisioterapia e de Direito, além das instalações Zootécnicas, do Centro de Ciências Humanas, do Laboratório de Nutrição de Peixes e galpão de máquinas.
Refeições nutritivas são servidas para cerca de 600 pessoas diariamente no Restaurante Universitário
Transferência de área
Outro importante ato que veio complementar as comemorações foi a recente oficialização, por parte do governo do Estado de Goiás, da transferência da área onde está localizado o Câmpus Cidade Universitária José Cruciano de Araújo à UFG. Devido ao trâmite do processo jurídico para a efetivação da transferência, a entrega da escritura só ocorreu 18 anos após a área ser cedida para o funcionamento do câmpus. O terreno, que antes pertencia à Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Goiás (Emater), precisou ser transferido para o governo estadual para que fosse realizada a doação à Universidade.
Para o reitor da UFG, Orlando Amaral, foi essencial o trabalho das gestões anteriores da instituição na consolidação desse processo e crescimento da Regional Jataí, além da parceria com o poder público para a construção dos câmpus no município. “Os gestores no passado foram ousados e hoje colhemos os frutos dessa ousadia. Com muita dificuldade e graças às parcerias com o Município e o Governo do Estado, que em 1997 nos cedeu o terreno, hoje, a Regional Jataí é um dos maiores câmpus do Brasil”, declarou durante a cerimônia, em Goiânia, em que foi oficializada a transferência.
Entrega da escritura que formaliza doação de terreno do Governo de Goiás para a UFG foi comemorada pela gestão
Crescimento
Com as ações dos Programas de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) e Expansão Fase I - Novos Campi, a Regional Jataí passou por um processo de grandes transformações nos últimos seis anos. Atualmente, possui 25 cursos de graduação nas áreas de saúde, educação, ciências humanas, sociais, biológicas, agrárias e exatas, distribuídos em dois câmpus: Cidade Universitária José Cruciano de Araújo, conhecido como Unidade Jatobá, e a Unidade Riachuelo, que atendem 3.400 alunos matriculados. Na pós-graduação, contabilizam-se seis cursos stricto sensu e diversos de especialização.
As atividades dos varios cursos oferecidos na Regional envolvem um quadro amplo de docentes e técnico-administrativos, que chegam ao número de 351 e 216, respectivamente, incluindo efetivos e terceirizados. Ainda assim, a quantidade não consegue suprir toda a demanda de atividades e serviços. “Apesar do número ainda insuficiente e das condições ideais estarem sendo construídas, partindo de um processo natural do crescimento e consolidação de uma universidade, acredito que todos estes anos têm sido de grandes conquistas”, comenta o diretor da UFG em Jataí.
Processo de expansão da Regional nos últimos anos abriu oportunidade para criação de novos cursos
Expectativas
As obras inauguradas na Regional nos últimos anos e a ampliação do número de cursos e vagas oferecidas para ingresso, não só transformaram em realidade a presença da UFG no interior goiano, mas trouxeram novas expectativas para a concretização de uma universidade cada vez melhor. Com isso, novos projetos estão sendo esboçados para atender a crescente demanda da comunidade universitária. Entre eles, a construção de um auditório para comportar eventos diversos, como as colações de grau, a finalização do prédio do curso de Medicina e da Biblioteca Central, obra já iniciada e que deverá ser entregue no início de 2016.
Além disso, está sendo consolidado o Parque Tecnológico Jataí TEC, uma iniciativa em parceria com a Prefeitura da cidade, a Secretaria de Desenvolvimento do Estado de Goiás (Sed), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/ GO), entidades empresariais e instituições de ciência e tecnologia da região. A proposta do Jataí TEC vem de encontro às estratégias de fortalecimento e promoção do crescimento econômico e tecnológico do sudoeste goiano, por meio da transferência de conhecimento e tecnologia da Universidade para o setor produtivo, estímulo à inovação e qualificação profissional, o que impulsionaria a geração de empregos e renda, além de investimentos na área empreendedora.
“A Regional Jataí tem contribuído efetivamente para o desenvolvimento local, melhorando os indicadores sociais, econômicos e culturais do município e da região Sudoeste de Goiás”, destaca Wagner Gouvêa.
Parque Tecnológico de Jataí está em construção para atender a demanda de desenvolvimento em tecnologia e inovação da região
Primeiro doutorado
Uma das conquistas da Regional Jataí em 2015 foi a aprovação do primeiro doutorado no Programa de Pós-Graduação em Geografia. O curso será implantado com duas linhas de pesquisa voltadas para a temática do Cerrado e deverá iniciar suas atividades no primeiro semestre de 2016.
O professor do curso de Geografia, João Cabral, que esteve à frente da proposta de criação do programa, acredita que a iniciativa trará novas perspectivas na qualificação profissional voltada para a docência e a carreira acadêmica, além da capacitação dos estudantes para a condução de pesquisas nas áreas ambientais, sociais e humanas. “O curso vem suprir a carência de oportunidades de Pós-Graduação fora dos grandes centros urbanos do país”, comenta João Cabral, além de destacar os esforços dos professores do Departamento de Geografia e da Universidade nesse intuito.
Prédio da Biblioteca Central já foi iniciado e tem previsão de entrega para 2016
Para ler o arquivo completo em PDF clique aqui
Para conferir a entrevista completa no Programa Conexões clique aqui
Nesta Edição
Fonte: Ascom/UFG
Categorias: Regional Jataí