CAMINHOS DA PESQUISA: Divulgação científica nas redes sociais
CAMINHOS DA PESQUISA: Divulgação científica nas redes sociais
Texto: Wanessa Olimpio*
Com o advento da internet, a maneira como as pessoas se comunicam mudou. O tráfego de informações ficou mais rápido e as redes sociais podem ser ótimas ferramentas para a troca de conhecimento. Neste contexto, como ficam as revistas científicas? Os editores destas revistas estão preparados para o diálogo com os seus pares? A Analista de Pesquisa e Comunicação Científica do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) de Santa Catarina, Elisabete Werlang, esteve em Goiânia durante o XXIII Congresso de Editoração Científica e, durante a palestra Uso das mídias sociais na divulgação científica - a contribuição da ABEC, deixou algumas dicas:
• Antes de criar uma conta em uma rede social para a revista, pense nas necessidades do periódico. O que o marketing digital pode trazer para o veículo?
• Delimite o seu o público-alvo, conheça as suas necessidades e os desejos dos leitores e consumidores daquelas informações. É necessário conhecer a comunidade científica para a manutenção de um diálogo.
• Os artigos publicados nas revistas são originais, possuem valor científico para a área, por isso podem gerar notícia e discussão. Esse é o diferencial da comunicação científica que deve ser valorizado.
• Ao divulgar as pesquisas, é preciso transpor a linguagem específica de cada área. Título de artigo não é chamada para post e resumo não é release para a imprensa.
• Seja social, não fale apenas da sua revista nas redes sociais. Trabalhe conteúdos significantes para a sua comunidade. Dê respostas rápidas, seja honesto e sincero, mesmo que você não saiba responder, mas não deixe sem resposta.
• O objetivo das redes sociais é chamar atenção para o site da revista, fazer com que ela seja lida.
• Poucas revistas utilizam as áreas de comunicação das instituições de ensino. Usem a assessoria de comunicação da sua instituição de ensino para a divulgação de pesquisas.
• Prefira as redes sociais das instituições de ensino para a divulgação de pesquisas, pois poderão dar maior visibilidade ao assunto tratado.
Para ler o arquivo completo em PDF clique aqui
Nesta Edição
Fonte: Ascom/UFG
Categorias: Caminhos da Pesquisa Redes Sociais divulgação científica Divulgação