Dança
Curso | Dança |
Área de conhecimento: Linguística, Letras e Artes
Duração: 8 semestres
Autorização/Reconhecimento: Res. CEPEC 532, de 07/11/2000
Unidade responsável: FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA (FEF) - www.fef.ufg.br
Opções de Oferta |
Modalidade
|
Habilitação
|
Turno
|
Cidade
|
Licenciatura |
-
|
Matutino
|
Goiânia
|
Perfil |
O curso de Licenciatura em Dança baseia-se numa formação inicial pautada na dimensão do trabalho humano como práxis transformadora, capacitando os futuros profissionais para compreenderem o mundo do trabalho e as características e inter-relações de seu próprio trabalho, assim como as possibilidades de sua intervenção profissional no campo da dança, no sentido de superar aquilo que se mostra como desumanizante..
Objetivo |
Possibilitar a formação de professores de dança para atuação em diferentes contextos educacionais, incentivando a atividade crítica, criadora e transformadora, afirmando a autonomia artística, científica e pedagógica no âmbito da dança voltada à Educação;
Habilidades e competências do futuro profissional:
Desenvolver a atitude científica por meio da pesquisa, da reconstrução do conhecimento e de avaliações sócio-culturais da dança e do movimento humano, compreendendo as diferentes formas de educação corporal, visando à produção e à ampliação do acervo cultural humano;
Compreender as relações que permeiam o corpo em suas interfaces com a dança, a educação, a saúde, o lazer, a estética, a cultura, o mundo do trabalho e a sociedade;
Participar, assessorar, coordenar, liderar e gerenciar equipes multiprofissionais de gestão de políticas públicas e institucionais nos campos da dança e da educação;
Incorporar as tecnologias de comunicação e informação como ferramentas mediadoras do processo de ensino e aprendizagem e no processo produtivo em dança;
Diagnosticar os interesses, as expectativas e as necessidades das pessoas (crianças, jovens, adultos, idosos, pessoas com deficiência, grupos e comunidades especiais) de modo a planejar, prescrever, ensinar, orientar, assessorar, supervisionar, controlar e avaliar projetos e programas para o ensino da dança;
· Dominar os saberes que orientam o ensino da dança, como áreas afins, com atuação consciente, crítica, criativa, reflexiva e comprometida com a transformação social;
· Ter atitude investigadora e sensível para a investigação das possibilidades do ensino da dança e processo criativos, valorizando as manifestações da cultura popular, do corpo e do universo da dança.
O curso de Licenciatura em Dança da UFG apresenta os seguintes eixos curricularesnorteadores para a formação inicial:
A articulação entre o ensino, pesquisa e extensão, partindo de elementos extraídos do universo cultural popular brasileiro e, em especial, da região, assim como das possibilidades de ensino da dança contemporânea;
O trabalho coletivo pautado na formação de competências político-sociais, ético-morais e técnico-profissionais como referência nuclear da formação do educador;
A formação teórica consistente que habilite para a articulação interdisciplinar com os demais componentes curriculares, gerando o trabalho educativo, a ação pedagógica e a pesquisa;
A unidade metodológica entre teoria-prática, tanto na produção do conhecimento, quanto na organização do saber e na intervenção profissional;
A pesquisa como dimensão da formação inicial e como meio de produção de conhecimento e de intervenção social;
A indissociabilidade entre arte, sociedade, política, educação e cultura, tendo como enfoque o corpo enquanto capital simbólico, orientando a formação ética e a função social do licenciado em Dança;
O estímulo ao reconhecimento da importância da Dança no ambiente escolar e das produções artísticas nos processos de ensino-aprendizagem voltados à educação.
Mais informações:
Coordenação: Alexandre Ferreira Donizete
dancalicenciatura.ufg@gmail.com
Fone: 3521-1236- Universidade Federal de Goiás