Musicoterapia

Integral
Goiânia

Perfil

O curso de Musicoterapia é destinado à formação do Musicoterapeuta e capacitará este profissional a atuar na área terapêutica, tendo a música como matéria-prima de seu trabalho. Serão oferecidos ao aluno conhecimento musical específico, voltado para a aplicação terapêutica, conhecimentos da área de saúde e ciências humanas, necessários à fundamentação teóricocientífica do exercício profissional, além de vivências na área de sensibilização e relacionadas aos efeitos do som e da música no próprio corpo.

O profissional musicoterapeuta poderá atuar:

* na área de saúde mental: com portadores de transtornos mentais - neuroses, psicoses, autismo, esquizofrenia, dependência química, etc.;

* na área social: com menores em situação de risco, detentos, idosos, etc.;

* na área empresarial: atuação junto ao setor de Recursos Humanos, etc;

* na área hospitalar: com portadores de HIV, portadores de câncer, pacientes terminais; no précirúrgico, como preparação para cirurgias, etc.;

* na área da educação e educação especial: com portadores de distúrbios de aprendizagem e distúrbios da fala; com portadores de necessidades especiais - deficiências física, mental, auditiva, visual e múltipla, etc.;

* na área de reabilitação motora: no restabelecimento das funções de indivíduos acidentados ou acometidos de derrames cerebrais; com portadores de síndromes neurológicas, etc.;

* com gestantes, idosos e bebês (na estimulação precoce).

A Musicoterapia pode ser aplicada tanto na prevenção quanto no tratamento de diversas patologias, nas mais diversas faixas etárias (bebês, crianças, adolescentes e adultos), não sendo necessário ao paciente qualquer conhecimento prévio de música.

Para que o aluno tenha um bom desempenho no curso, requer-se uma formação em Música. No decorrer do curso, além das disciplinas ligadas à Musicoterapia e às áreas teórica e prática da Música, o aluno ainda entrará em contato com áreas tão diversas, como Anatomia; Neurologia; Psicologia; Filosofia; Linguagem Corporal e Dramatização.

Durante o curso, o aluno deverá participar de estágio supervisionado em diversas áreas de atuação do musicoterapeuta, a realizar-se seguindo a carga horária determinada pelas instituições (ex: escolas de ensino especial, hospitais, clínicas, etc.) em acordo com a Escola de Música e Artes Cênicas da UFG.

As aulas são ministradas no período matutino e vespertino (de 2ª a sábado).

Mais informações:

Coordenadora: Profª Claudia Regina de Oliveira Zanini