Engenharia de Software

Área de conhecimento: Ciências Exatas e da Terra
Duração: 8 semestres
Autorização/Reconhecimento : Res. CONSUNI 10/2008 de 27/06/2008.
Unidade responsável: INSTITUTO DE INFORMÁTICA (INF) - www.inf.ufg.br

Modalidade: bacharelado

Turno: predominantemente noturno
Cidade: Goiânia

Perfil:

Em resposta ao contexto local, formado pela indústria de software goiana e lições aprendidas ao longo de décadas de ensino, o Instituto de Informática da Universidade Federal de Goiás cria o Curso de Engenharia de Software (o primeiro conhecido do país).

Software é um dos mais fascinantes artefatos produzidos pelo homem. Há extensos horizontes acerca do que se pode fazer com software. É o instrumento que dirige e dá vida aos computadores. Está em todos os lugares como na lista de contatos de um celular, no tratamento de imagens de uma câmera digital, no controle de estoque de uma empresa, na edição de textos, no funcionamento e uso da internet.

O Curso de Engenharia de Software forma o profissional de software, o engenheiro de Software, apto a participar de e conduzir empreendimentos de softwares que sejam competitivos no mercado global. O estudante recebe formação que lhe assegura sólida carreira na valiosa indústria de software e o inicia no processo de formação de sua própria reputação como profissional.

Em todo o mundo há notório e extenso mercado para este profissional, seja empregado por empresas, ou ocupando-se em atividade empreendedora na construção de um produto inovador.

O egresso do curso é capaz de produzir modelos abstratos correspondentes a software e realizá-los por meio de código funcionando. Dito de outra forma: é capaz de especificar software; projetar (design) software (inclui arquitetura de software); construir (programar) software com qualidade; realizar atividades de manutenção de software, além de trabalhar em equipe, comunicar e escrever bem. Com este perfil, o profissional poderá atuar como responsável por empreendimentos de software e participar ativamente destes, qualquer que seja o software, qualquer que seja o domínio.

Este curso forma o profissional que usa computadores, por meio da construção de software, para satisfazer necessidades de empresas e pessoas. Se o software exigido for grande e complexo, então este é um problema para o egresso deste curso.

Coordenador: Prof. Edmundo Sérgio Spto
Contato: (62) 3521-1510 / edmundo@inf.ufg.br