Comunicação Social

- Jornalismo: Dec. 76841, de 17/12/75
- Publicidade e Propaganda: Port. MEC 1234, de 13/05/04
- Relações Públicas: Dec. 83336, de 16/04/79

Unidade responsável: FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E BIBLIOTECONOMIA(FACOMB) - www.facomb.ufg.br

Opções de oferta

Modalidade
Habilitação
Turno
Jornalismo
Matutino
Publicidade e Propaganda
Vespertino
Relações Públicas
Matutino

Perfil

Na área de Comunicação Social, a UFG oferece três habilitações: Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas. No ato da inscrição no Processo Seletivo, o candidato que escolher Comunicação Social deverá optar por uma das habilitações. Por integrarem a mesma área, as três habilitações possuem entre si um tronco comum de disciplinas, que vai introduzir o aluno de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas no estudo teórico e analítico dos processos sociais e culturais que compõem o universo da comunicação. A formação do profissional (jornalista, publicitário e relações públicas) é realizada através das disciplinas e atividades exclusivas de cada curso. Aos graduados é conferido o grau de bacharel em Comunicação Social, com a indicação de sua habilitação.

Jornalismo:

As aulas do curso de Jornalismo/UFG são ministradas preferencialmente no turno matutino. Desde o início de 2004, o curso está sendo ministrado em regime semestral, com duração de 8 semestres, numa nova matriz curricular cuja estrutura contempla três linhas de formação: Jornalismo (todas as linguagens), audiovisual/ cinema e pesquisa. A nova estrutura do curso atende melhor às demandas por uma formação múltipla dentro desta habilitação de comunicação (jornalismo). Ele tem caráter interdisciplinar (sugerindo inúmeras interfaces com outras áreas do conhecimento) e está centrado num tríplice eixo: epistemológico (objeto da comunicação e do jornalismo), cultural-humanista (construção de conteúdos básicos) e técnico (produção de informação e de conhecimento). Possui laboratórios para a prática de webjornalismo, radiojornalismo, telejornalismo, fotojornalismo, jornalismo impresso, produção audiovisual e radiofônica.

Coordenador: Prof. Edson Luiz Spenthof
E-mail: jornalismoufg@gmail.com

Relações Públicas:

O curso de Relações Públicas prepara o aluno para desempenhar funções de assessoria junto às esferas administrativas decisórias de uma empresa ou organização. A finalidade de tal assessoria é direcionar as políticas empresariais - marketing, recursos humanos, comunicação, etc. - para atender às aspirações, necessidades e melhorias da qualidade de vida de trabalhadores, clientes, fornecedores e demais públicos que constantemente se relacionam com a organização.

Os alunos aprendem, para isso, a estudar os diferenciados públicos, desenvolver projetos de comunicação, pesquisas de opinião pública e a elaborar instrumentos de comunicação dirigida.

Diversas técnicas de comunicação são aprendidas durante o curso em seu aspecto mais prático, tais como: organização e planejamento de eventos, elaboração de questionários de pesquisa de opinião pública, folhetos informativos, cartazes, manuais, filmes institucionais, redação de revistas, relatórios e jornais empresariais, etc.

Coordenador: Prof. Lutiana Casaroli
Telefones: 3521-1335 / 3521-1226
E-mail: rpufg@hotmail.com.br

Publicidade e Propaganda:

O objetivo do curso é formar profissionais de comunicação que sejam capazes de criar e desenvolver campanhas publicitárias e de propaganda cujos objetivos podem ser comunicar ou informar algo, divulgar conceitos através de produtos ou serviços ou, ainda, formar opiniões. A fim de bem desenvolver suas aptidões, o aluno de Publicidade e Propaganda aprende a combinar ciências, artes e tecnologia. Para isso, estudará Teoria da Imagem, Sociologia e Psicologia Aplicadas, Técnicas de Pesquisa de Mercado, Fotografia Publicitária, além de outras matérias relacionadas com a administração, planejamento e produção de publicidade e propaganda.

O profissional de Publicidade e Propaganda poderá trabalhar em agências (criando e desenvolvendo campanhas), em veículos de comunicação, órgãos governamentais e empresas (no gerenciamento dos departamentos de marketing, comunicação e vendas). Para a complementação prática de seus estudos, os alunos de Comunicação Social da UFG têm à sua disposição vários laboratórios: redação informatizada, laboratório fotográfico, estúdio fotográfico, estúdio de rádio e televisão, sala de leitura e pesquisa.

Coordenador: Prof. Marina Roriz R. L. Cunha
Telefone: 3521-1335 / 3521-1334