Agronomia
Área de conhecimento: Ciências Agrárias
Duração: 10 semestres
Autorização/Reconhecimento: Dec. 64101, de 12/02/69
Unidade responsável: Escola de Agronomia e de Engenharia de Alimentos (EAEA) - www.agro.ufg.br
Opções de oferta |
Modalidade
|
Habilitação
|
Turno
|
Cidade
|
Específica da Profissão |
-
|
Integral
|
Goiânia
|
Específica da Profissão |
-
|
Integral
|
Jataí
|
Perfil |
A profissão de engenheiro agrônomo abrange os mais diversos aspectos relativos à atividade humana. Dentre as áreas de atuação profissional, podemos destacar várias que, na atualidade, oferecem excelentes oportunidades de trabalho. A necessidade de o produtor rural ter eficiência na atividade agrícola, em função da crescente exposição da atividade ao mercado internacional, torna o engenheiro agrônomo fundamental no denominado agronegócio, uma vez que é o único profissional com conhecimento de todas as etapas do processo produtivo desse importante segmento econômico. Outra área que merece destaque dentro da profissão é a que se refere ao desenvolvimento e utilização de tecnologia em plantas e animais, melhorados geneticamente, área em que a Engenharia Genética e a Biologia Molecular constituem ferramentas úteis no trabalho do engenheiro agrônomo.
O crescimento da população mundial gera a necessidade cada vez maior de produção de alimentos, sem que, no entanto, se causem danos ao meio ambiente. Nesse contexto, o engenheiro agrônomo está capacitado a explorar de forma racional os recursos naturais, promovendo a integração da produção com a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento auto-sustentável. Da mesma forma, este profissional atua na recuperação de áreas degradadas, reintegrando-as ao processo produtivo ou devolvendo-lhes, sempre que possível, a sua condição original. O seu papel na sociedade estende-se também às agroindústrias, o que possibilita a agregação de valores aos produtos agrícolas, tornando-os disponíveis para consumo durante todo o tempo. Na organização social do meio rural, o engenheiro agrônomo trabalha para despertar vocações de comunidades rurais, formação de mãode- obra, tendo participação efetiva no processo de reforma agrária.
O seu campo de atuação compreende áreas, como Botânica, Bioquímica, Fisiologia Vegetal, Solos, Genética, Estatística e Experimentação, Climatologia Agrícola, Topografia, Hidráulica, Sociologia, dentre outras. Há diversas vertentes do curso que poderão ser seguidas pelo profissional, algumas já salientadas anteriormente, e que são relacionadas a seguir: produção vegetal, englobando cereais, oleaginosas, plantas perenes, fruticultura, silvicultura, hortaliças, plantas medicinais, floricultura; produção animal, abrangendo bovinocultura, suinocultura, avicultura, apicultura, dentre outros; engenharia rural com ênfase para irrigação e drenagem, mecanização, construções rurais, aerofotointerpretação e geoprocessamento; tecnologia de processamento de alimentos de origem vegetal e animal e economia e administração rural. A Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos tem formado profissionais do mais elevado nível para o exercício da profissão.
Para ter um bom desempenho no curso de Agronomia, o candidato deve possuir uma boa formação básica em conhecimentos de Matemática, Química, Física e Biologia.
Mais informações:
Coordenadora Regional Goiânia: Profª Larissa Leandro Pires
Telefone: 3521-1540
E-mail: agrocoordena@gmail.com
Coordenador Regional Jataí : Prof. Fernando Simões Gielfi
Telefone: 64-36068296
e-mail: fgielfi@gmail.com
site: http://agronomia.jatai.ufg.br