Icone Instagram
Ícone WhatsApp
Icone Linkedin
Icone YouTube
Universidade Federal de Goiás

Matemática Industrial

Curso Matemática

 

Área de conhecimento: Ciências Exatas e da Terra
Duração: 8 semestres
Autorização/Reconhecimento: Resolução-CONSUNI, Nº 19/2008, de 27/06/2008
Unidade responsável: CAMPUS CATALÃO - www.catalao.ufg.br/mat

Opções de oferta

Modalidade
Habilitação
Turno
Cidade
Bacharelado
-
Predominantemente matutino
Catalão

 


Perfil

          De modo geral, as empresas cada vez mais necessitam de pessoal qualificado com conhecimento matemático suficiente para tratar problemas que surgem com elevada freqüência. Isto é uma tendência mundial amparada pelo crescente desenvolvimento tecnológico atual e a importância de um profissional com formação específica se faz presente para a busca e decisão acerca da solução ótima do problema. Isto carece de formação um tanto quanto diversificada dentro das várias áreas da Matemática aplicada. Portanto, técnicas avançadas e eficazes de Pesquisa Operacional, Análise Matemática, Análise Numérica, Otimização, ou mesmo Métodos de Matemática Aplicada fazem a diferença qualitativa na busca da solução, e do tempo gasto para encontrá-la. 
          A formação do Matemático Industrial prioriza o estudo de técnicas avançadas de Pesquisa Operacional, Análise Matemática, Análise Numérica, Otimização, Gestão de Pessoal e de Processos, Métodos de Matemática Aplicada em geral, dentre outras. 
Tradicionalmente, usa-se o termo “Matemático Industrial” para denominar o profissional com formação específica para extração da essência matemática de um problema real e busca de sua solução ótima, pautando pela qualidade da solução, modelagem matemática, e tempo gasto na busca desta solução. 

De forma sucinta, a formação do profissional de Matemática Industrial passa por algumas regras delineadoras:
•    IDENTIFICAÇÃO E FORMULAÇÃO MATEMÁTICA DO PROBLEMA: é necessário conhecimento de modelos matemáticos representativos, cuidadosamente escolhidos. 
•    PROCESSO DE SOLUÇÃO: aqui está a base do curso de Matemática Industrial. Compreende tratamento e abordagem dos métodos modernos de Matemática Aplicada, tais como Otimização, Análise Numérica, Equações Diferenciais, etc. 
•    INTERPRETAÇÃO DA SOLUÇÃO: é necessário estabelecer uma comunicação com os demais membros da equipe de trabalho a fim de apresentar a solução. Para isso são necessários conhecimentos básicos de gerenciamento de pessoal, manipulação de dados, algoritmos, estruturas de dados, etc. 
    De acordo com a tendência mundial em países desenvolvidos ou em desenvolvimento, onde a rapidez do avanço tecnológico leva os Matemáticos a usarem todo tipo de técnicas disponíveis, são várias as áreas de atuação do Matemático Industrial. Com isso é um tanto quanto difícil listar todos os tipos de empresas ou indústrias em que o profissional pode atuar. Contudo, abaixo, são listadas apenas algumas áreas de atuação do profissional, consolidadas internacionalmente, distribuídas pelos mais variados segmentos da sociedade:
Produção:
- Tolerância dimensional, pré-montagem digital, componentes nominais;
- Modelagem de sistemas de produção, processos térmicos;
- Otimização de processos (reduzindo o tempo de chegada do produto ao mercado).
Design de produtos:
- Otimização de forma;
- Simulação de funcionalidade.
Materiais:
- Predição de danos e degeneração de polímeros;
- Testes não destrutivos; 
- Simulação de propriedades de materiais.
Gerenciamento ambiental:
- Análise e modelagem matemática em estudos de turbulência e aquecimento global;
- Modelagem para guiar decisões a respeito de produtos ou processos danosos.
Ciência da Informação:
- Bio-informática (otimização, redes neurais, modelos de Markov, sistemas dinâmicos);
- Análise de processos cerebrais (wavelets, redes neurais e computação paralela).
Economia e Mercado Financeiro:
- Modelagem de produtos financeiros (Equações diferenciais parciais e soluções numéricas);
- Otimização de gerenciamento de investimentos (álgebra matricial numérica).
Biomatemática:
- Recuperação de imagens de tomografia (decomposição em valores singulares);
- Quantificação da leitura de ultra-sonografia Doppler (métodos numéricos para a análise de fluxo regurgitativo em válvulas cardíacas, migração espinal de fluído anestésico e crescimento térmico no desenvolvimento do feto, etc);
- Melhoria de imagens médicas com aumento da eficácia de diagnósticos.

Projetos Aeroespaciais:
- Representação e manipulação da geometria de números complexos em projetos de aeronaves por meio de computadores;
- Modelagem de satélites e algoritmos para a determinação da órbita com precisão de centímetros. 

    O curso terá um núcleo comum e um núcleo específico com quatro ênfases. O núcleo comum será composto por um grupo de disciplinas que proporciona uma formação geral nas seguintes áreas:

•    matemática; 
•    português/inglês; 
•    física; 
•    química; 
•    computação; 
•    administração. 

            O núcleo comum tem sugestão de fluxo curricular previsto para os quatro primeiros semestres do curso, proporcionando uma forte base teórica que suportará os assuntos específicos abordados nas especificidades das quatro ênfases do curso.
            O núcleo comum do curso tem como foco uma forte base teórica de matemática, que tem foco nos alicerces da Matemática, caracterizada pelo rol de disciplinas: Álgebra Linear, Cálculo I, Cálculo II, Cálculo III, Estatística Descritiva, Geometria Analítica, Matemática Financeira e Probabilidade Básica.
            Com o intuito de proporcionar um aprimoramento da interpretação de texto e redação na língua materna o núcleo comum contém as disciplinas Leitura e Produção Textual I e II. Em virtude de o Inglês ser uma das línguas estrangeiras mais comuns no meio industrial, para facilitar a leitura de manuais, textos gerais, relatórios, memorandos, etc. faz parte do núcleo comum, as disciplinas Inglês Instrumental I e II.
            Para consolidar uma formação geral em tanto teórica quanto experimental em Física e Química e viabilizar conhecimento de vários processos industriais, fazem parte do núcleo comum as disciplinas Física Geral I, II e III, Laboratório de Física  I, II e III, Química Geral I e II, Química Experimental e Processos Químicos.
            Diante da necessidade de informática em várias áreas industriais, os alunos cursarão as disciplinas Algoritmos e Programação de Computadores, Programação Orientada a Objetos e Estruturas de Dados, perfazendo um arsenal teórico e prático que propiciará o desenvolvimento ou adaptação de softwares específicos aplicáveis às mais diferenciadas áreas industriais.
            Finalmente, completando o rol de disciplinas que proporcionam a visão generalista do perfil do Matemático Industrial, aparecendo como sugestão oriunda da primeira rodada de reuniões com as indústrias da região, as disciplinas Fundamentos de Administração, Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional e Processos e Sistemas Administrativos, compõem o grupo que contribuirá para a formação de uma das características de mais importância do perfil profissional do Matemático Industrial: indivíduo de conectividade e gerenciamento para os vários profissionais da equipe de resolução de problemas na indústria. Além destas disciplinas, os alunos ainda poderão cursar a disciplina Empreendedorismo oferecida pelo Departamento de Administração, contribuindo para a integralização da carga horária de Núcleos Livres.
 Completando o ciclo de disciplinas obrigatórias do curso, mas pertencendo ao núcleo específico, têm-se as disciplinas Teoria dos Grafos, Redes de Computadores I e Banco de Dados, que vêm completar a gama de recursos computacionais necessários e comuns a uma infinidade de indústrias.
    As ênfases do curso são as seguintes:

•    Otimização e Análise Numérica 
•    Modelagem Matemática 
•    Matemática Computacional 
•    Pesquisa Operacional 

    Nos quatro últimos semestres, serão oferecidas as 24 (vinte e quatro) disciplinas das. O aluno terá a possibilidade de cursar pelo menos 12 (doze) disciplinas nestes 4 últimos semestres.