Engenharia de Minas
Curso | Engenharia de Minas |
Área de conhecimento: Engenharias
Duração: 10 semestres
Autorização/Reconhecimento: Resolução CONSUNI 10/07 de 01/06/07
Unidade responsável: CAMPUS CATALÃO DA UFG
Opções de oferta |
Modalidade
|
Habilitação
|
Turno
|
Cidade
|
Bacharelado |
-
|
Integral
|
Catalão
|
Perfil |
A primeira turma de Engenharia de Minas do Campus da UFG em Catalão terá início no primeiro semestre do ano de 2008. A Engenharia de Minas cuida da extração dos minérios e da separação de matérias primas minerais úteis das que não podem ser aproveitadas. Sabendo que o Engenheiro de Minas deve ter habilidades para utilizar os conhecimentos de diversos ramos da ciência, particularmente da Geologia da Química e da Física, dentre outros, o Campus Catalão da UFG direciona o curso de Engenharia de Minas no sentido de que o profissional egresso dessa área das engenharias tenha um perfil que o assemelhe ao perfil do geólogo; isto é, que seja um profissional capacitado a buscar os recursos minerais (Pesquisa Mineral), tais como: ferro, alumínio, pedras, areia, água mineral, talco, dentre muitos outros. Capacitado também a fazer o planejamento e supervisão da retirada de minérios do meio ambiente, através das mais diversas técnicas, como lavra a céu aberto, usando máquinas pesadas ou mesmo explosivos; lavra subaquática, através de dragagem ou lavra subterrânea, abrindo poços, túneis e galerias. O ponto mais enfático do perfil, de acordo com o que pressupõe o Campus Catalão da UFG é o desenvolvimento por parte do egresso da consciência quanto à necessidade de, posteriormente à retirada, cuidar da recuperação da área que foi minerada, ou seja recuperar o ambiente de área degradada, deixando o meio ambiente recuperado, tornando-o igual ou melhor ao que foi encontrado antes da lavra da mina.
O Brasil possui a sexta maior reserva de minério de ferro do mundo e está entre os maiores produtores mundiais desse minério. Isso sem falar em outros minérios também encontrados em grande quantidade no País. Com essa riqueza mineral, o mercado de trabalho para os engenheiros de minas é promissor.
Além das habilidades descritas acima, o Campus Catalão da UFG pretende também que os egressos desse curso, desenvolvam habilidades para lidar com questões relativas ao tratamento de minérios, à caracterização de minérios e materiais, aos fenômenos de interface, à tecnologia de rochas; à pesquisa mineral, além de outros. Essa abrangência indica que deve ser um profissional que tenha a devida flexibilidade para atuar num campo profissional que abrange desde empresas mineradoras, passando por empresas de consultoria e/ou de prestação de serviços, centros de pesquisa científica e/ou tecnológica, órgãos governamentais, até chegar às instituições de ensino, onde sua presença é sempre requisitada em distintas sub-áreas da Engenharia de Minas. O Engenheiro de Minas atua, ainda, em perícias, na emissão de pareceres técnicos, na fiscalização de projetos de mineração, na pesquisa e desenvolvimento de produtos, processos e equipamentos para a mineração.
Essas especificidades do profissional justifica-se porque, ao se concluir o curso de Engenharia de Minhas, o egresso fará parte de uma lista de raras profissões. Por isso, não existe saturação de empregos nessa área no Brasil, nem em outros países da América Latina. As maiores empresas mineradoras do País – entre elas, muitas das principais do mundo – absorvem os profissionais dessa área, com facilidade. No Brasil destacam-se os empreendimentos ligados à mineração de metais ferrosos e não ferrosos, metais preciosos e raros, materiais minerais para construção, materiais cerâmicos, minerais isolantes, minerais fundentes, minerais de carga, águas minerais, pedras preciosas, minerais radioativos e combustíveis fósseis. O campo de atuação do engenheiro de minas é, portanto, amplo e envolve toda a tecnologia mineral, desde a prospecção mineral, passando pela exploração de minérios, estudo detalhado dos depósitos minerais, planejamento de mina até o beneficiamento mineral que ocorre por meio do processamento, separação e/ou concentração do material extraído, para adequá-lo às especificações de mercado. Ele também é responsável pelas atividades que envolvem águas subterrâneas e atua, igualmente, nas áreas de Geotecnia – projetos de execução de barragens, estradas, túneis, taludes em solos e em rochas – e de Meio Ambiente.
Mais informações:
Coordenador: João Batista Cardoso
Telefone: (64) 3441-1507 ou 3441-1512
E-mail: cgcac.ufg@gmail.com