usina fotovoltaica na agencia de inovação

UFG dá mais um passo em direção à sustentabilidade energética

Em 25/11/20 13:12. Atualizada em 26/11/20 11:38.

Universidade vai quadruplicar a potência do parque fotovoltaico no primeiro semestre de 2021 e vai passar a produzir 34% do que consome

Versanna Carvalho

A Universidade Federal de Goiás (UFG) está dando sequência às ações do Projeto UFG Sustentável e em 2021 deve entregar 7.684 novos módulos fotovoltaicos com potência de 2.633 quilowatts pico (kWp) de energia, no Câmpus Samambaia. A estimativa é de que as obras desta etapa sejam concluídas ainda no primeiro semestre do próximo ano, quando a UFG passará a produzir 34% do consumo de energia elétrica, de acordo com referências do ano de 2019.

usina fotovoltaica na agencia de inovação
Placas instaladas na Agência de Inovação, no Parque Tecnológico Samambaia (Imagens: Seinfra)

As novas usinas ocupam uma área de 15.541 metros quadrados (m²) e compreendem 18 prédios da UFG. A expectativa é que gerem 4.090.575 quilowatts hora (kWh) de energia, segundo simulação do software PVSyst. De acordo com os cálculos do Comitê Gestor de Energia Elétrica (CGEE), criado para assessorar a Reitoria da UFG, R$ 2 milhões deixarão de ser gastos com energia elétrica anualmente. Também serão evitadas a emissão de 366 toneladas de gás carbônico (CO₂), o equivalente a 2,6 mil árvores.

Somados às usinas instaladas no primeiro semestre do ano passado, os números passam para 10.163 módulos fotovoltaicos, 64 inversores, 3.452,10 kWp de potência de energia, 20.451 m², 5.369.571 kWh de energia anual simulada, 480,90 toneladas da CO₂, e 3.433, 62 árvores. Em valores financeiros, a economia simulada passa a ser de R$ 2.738.481,21 ao ano.

Recursos

Os recursos da ordem de R$ 9 milhões foram obtidos junto ao Ministério da Educação (MEC), após sucessivas reuniões da Pró-Reitoria de Administração e Finanças (Proad) em conjunto com a Escola de Engenharia Elétrica Mecânica e de Computação (EMC). O aporte financeiro foi utilizado para a contratação de um serviço especializado para projeto e  implementação, com fornecimento de materiais, do sistema de geração fotovoltaica (SFV).

O pró-reitor de Administração e Finanças da UFG, Robson Maia Geraldine, afirma que este é mais um passo em direção à sustentabilidade energética da UFG. "A Proad continuará concentrando esforços na conquista de orçamento adicional para 2021, ampliando as ações programadas no projeto UFG Sustentável e, consequentemente, trazendo ganhos ambientais, sociais e econômicos à comunidade".

Fontes renováveis

Segundo o coordenador do CGEE, Antônio Melo de Oliveira, nos desdobramentos das atividades do Programa UFG Sustentável, a geração de energia por meio de fontes renováveis tornou-se imprescindível. "Em razão disto, no final de 2019 a UFG deu início às tratativas para implantação de um SFV que pudesse suprir suas necessidades no período diurno".

A equipe de servidores da UFG envolvida neste projeto conta com integrantes de diferentes órgãos da UFG. Eles fazem parte das iniciativas de captação dos recursos, análise, fiscalização, gestão do  contrato e comissionamento Entre eles estão Robson Maia Geraldine (Proad), Frederico Martins Alves da Silva (Secretaria de Infraestrutura da UFG, Seinfra), Caio Jose Fernandes Póvoa (Seinfra), Manfred Schaitl (Seinfra), Lucas Salomão Rael de Morais (Seinfra), Webber Tavares de Carvalho (Departamento de Material e Patrimônio, DMP/Proad), e Lídia Maria de Moura Nogueira (DMP/Proad). A Comissão de Fiscalização e Implementação é formada por Antonio Melo de Oliveira (EMC), Marcelo Stehling de Castro (EMC) e Josephy Dias Santos (EMC).

Saiba mais sobre o Projeto de Eficiência Energética da UFG

Aprovado Projeto de Eficiência Energética para a UFG

UFG implanta plano de eficiência energética

UFG lança plano de sustentabilidade e árvore solar