Aldo Zarbin

Um país melhor se faz com investimento em ciência

Em 25/11/23 09:48. Atualizada em 27/11/23 11:46.

Aldo Zarbin, da UFPR, mostrou que destinar recursos para C&T promove desenvolvimento econômico e social

Texto: Luiz Felipe Fernandes
Foto: Evelyn Parreira

"Um país não investe em ciência e tecnologia porque é rico. Um país é rico porque investe em ciência e tecnologia". A inversão não é mero recurso retórico. Em sua palestra no encerramento do 20º Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão (Conpeex) da Universidade Federal de Goiás (UFG), na última sexta-feira (24/11), o professor Aldo Jose Gorgatti Zarbin, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), mostrou com dados a correlação entre investimento público em Ciência e Tecnologia (C&T), qualidade da produção científica e desenvolvimento econômico e social.

Membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Aldo abriu sua fala com o exemplo da China, um país que saiu da agricultura de subsistência para a segunda maior economia do mundo. "Não foi mágica", afirmou o professor, se referindo ao investimento maciço do governo chinês em ciência, tecnologia e educação. "É mais que conhecida a estratégia dos governos de se pautar no investimento público em C&T para promover o desenvolvimento econômico", disse Aldo, citando também a Alemanha e o atual governo dos Estados Unidos.

Dados da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) mostram que as 20 maiores economias do planeta concentram 92% dos investimentos globais em C&T. Entretanto, como alertou o professor, a ciência é feita não só para o crescimento econômico, mas sobretudo para a melhoria da qualidade de vida da população. "Dependemos fundamentalmente de C&T, mas, mais que isso, dependemos de água potável, saneamento básico, energia, fármacos".

Leia também: Ciência como estratégia para a inclusão – entrevista com Renato Janine Ribeiro

Aldo Zarbin

Pró-reitor de Pós-Graduação da UFG, Felipe Terra Martins (dir.), e Aldo Zarbin, professor da UFPR, durante o Conpeex

Mecanismos da ciência

Nesse sentido, é possível dizer que a ciência, segundo o professor, possui três mecanismos: criar algo que não existia, melhorar aquilo que já existe e fornecer respostas a situações emergenciais e inesperadas. Os efeitos práticos estão, por exemplo, no aumento da expectativa de vida, resultado do desenvolvimento de vacinas, de antibióticos, do saneamento básico e da compreensão geral sobre o organismo e as enfermidades.

Em um exemplo recente, Aldo lembrou da pandemia de covid-19. "Absolutamente todas as ciências estiveram envolvidas", ressaltou. Assim, foi possível identificar o vírus e suas variantes e compreender suas formas de transmissão. No aspecto social, a ciência aproximou as pessoas por meio dos avanços tecnológicos na área de telecomunicações, e no aspecto histórico possibilitou aprender com a experiência de crises sanitárias passadas.

Enfatizando que essa ciência de qualidade também é feita em solo brasileiro, o professor da UFPR citou a pesquisa com o etanol e o desenvolvimento do motor flex, a descoberta da relação entre o zika vírus e a microcefalia, a Empresa Brasileira de Aviação (Embraer), a tecnologia de exploração de petróleo no pré-sal, a descoberta do méson pi com o físico César Lattes e o pioneirismo em biologia do solo com a engenheira agrônoma Johanna Döbereiner. "Temos que ter muito orgulho disso".