Pesquisadores discutem os desafios dos Direitos Humanos na América Latina

Em 05/12/23 15:45. Atualizada em 05/12/23 15:48.

UFG sedia XIV Pensar Direitos Humanos, III Foro de Derechos Humanos e I Seminário de Pesquisa PPGIDH e PPGDH-UnB

Da redação, com informações do Núcleo de Direitos Humanos

Teve início na última segunda-feira (4/12) o XIV Pensar Direitos Humanos, o III Foro de Derechos Humanos e o I Seminário de Pesquisa dos Programas de Pós-Graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos da Universidade Federal de Goiás (PPGIDH/UFG) e em Direitos Humanos e Cidadania da Universidade de Brasília (PPGDH/UnB).

Com o tema "Direitos humanos, desenvolvimento e integração latino-americana", o encontro, que segue até quarta-feira (6/12), busca promover uma reflexão sobre os desafios da América Latina na construção de uma cultura sólida de direitos humanos.

O evento reúne acadêmicos e atuantes da área dos direitos humanos, proporcionando um espaço de diálogo e reflexão sobre o tema. No primeiro dia do encontro, os participantes puderam acompanhar um seminário no qual estudantes da UFG e da UNB compartilharam seus trabalhos mais recentes na área.

Leia também: Jornadas pela Democracia apontam rumos de ação em contexto de retórica do ódio

Pensar Direitos Humanos

Abertura do evento reuniu representantes de instituições voltadas à promoção dos direitos humanos (Fotos: NDH)

Já durante a noite, foi feita a abertura oficial do evento. Na ocasião, o coordenador-geral de Políticas Educacionais em Direitos Humanos do Ministério da Educação (MEC), Erasto Mendonça, falou sobre a importância da educação em Direitos Humanos, sobre a necessidade da atualização do Plano Nacional da área e o papel da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi). "Um instrumento normativo não quer dizer que as coisas acontecem. Nós tivemos, a partir do ano de 2016, um retrocesso cada vez mais forte e gradativo nos direitos humanos, na educação e na educação em Direitos Humanos", pontuou.

A conferência contou ainda com a presença da jornalista e coordenadora do Comitê Goiano de Direitos Humanos Dom Tomás Balduino, Claudia Nunes; do coordenador do PPGIDH, Heitor Pagliaro; da reitora da UFG, Angelita Lima; do coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa, Ensino e Extensão da UFG, João da Cruz; da pró-reitora de Extensão da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e coordenadora da Cátedra Abierta de Derechos Humanos, Claudia Myorga; do procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho de Goiás (MPT-GO), Alpiniano Lopes; e do organizador do evento, o professor da UFG Ricardo Barbosa.

O evento ainda vai contar com mesas-redondas com temas como lutas antirracistas e golpes políticos, além de apresentação de trabalhos de discentes do PPGIDH, que apresentam suas pesquisas e contribuições para os Direitos Humanos. Confira aqui a programação completa.

Pensar Direitos Humanos

Estudantes compartilharam seus estudos no I Seminário de Pesquisa do PPGIDH (UFG) e PPGDH (UnB)

Sobre o evento

O XIV Pensar Direitos Humanos é organizado em conjunto com a Cátedra Abierta de Derechos Humanos da Asociación de Universidades Grupo Montevideo (AUGM). Neste ano, foram integrados outros dois eventos no campo interdisciplinar de ensino, pesquisa e extensão em Direitos Humanos: o III Fórum da Cátedra de Direitos Humanos da Associação Universitária do Grupo de Montevidéu e o I Seminário de Pesquisa PPGIDH e PPGDH-UnB.

A Cátedra Abierta de Derechos Humanos compõe o conjunto de cátedras da AUGM, que são áreas de convergência de conhecimento de um assunto ou disciplina que reúnem pessoas que representam o mais alto grau de maestria e conhecimento a esse respeito. A Cátedra Aberta de Direitos Humanos da AUGM, especificamente, é um espaço para o tratamento e promoção dos Direitos Humanos criada na sessão LXXV do Conselho de Reitores do Grupo, em 2020.

O PPGIDH, criado em 2011, oferta cursos de mestrado e doutorado e possui três linhas de pesquisas: fundamentos teóricos dos direitos humanos; práticas e representações sociais de promoção e defesa de direitos humanos; alteridade, estigma e educação em direitos humanos.

O evento conta com a parceria e o apoio dos quatro mais importantes centros de ensino e pesquisas de Goiás que têm o tema de direitos humanos como eixo transversal a seus núcleos fundadores: Comitê Goiano de Direitos Humanos – Dom Tomas Balduino; Coletivo Rosa Parks: Estudos e Pesquisas sobre Raça, Etnia, Gênero, Sexualidade e Interseccionalidades; Núcleo Interdisciplinar de Patrimônios, Artes e Memórias (NIPAM); Cátedra Sérgio Vieira de Mello (CSVM/UFG); Grupo de Pesquisa DH, Educação e Políticas Públicas – Universidade Estadual de Goiás (UEG).

A edição deste ano é realizada tanto presencialmente quanto on-line.

Fonte: NDH

Categorias: sociedade Humanidades Direitos Humanos