CNanoMed

Evento destaca avanços em nanomedicina na UFG

Em 29/01/24 15:51. Atualizada em 29/01/24 15:53.

Laboratório multiusuário CNanoMed realiza estudos com avançadas técnicas de imagem

Texto: Eduardo Bandeira
Fotos: Evelyn Parreira

O edifício LIFE, localizado no Parque Tecnológico Samambaia (PTS) da Universidade Federal de Goiás (UFG), foi palco do primeiro simpósio do Centro de Pesquisa Integrada em Nanomedicina (CNanoMed) na última sexta-feira (26/1). Na ocasião, pesquisadores compartilharam detalhes de suas pesquisas.

Representantes de quatro unidades da UFG estiveram presentes, incluindo o Instituto de Física (IF), a Faculdade de Farmácia (FF), o Instituto de Ciências Biológicas (ICB) e o Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (Iptsp), bem como a startup goiana GONexter.

O I CNanoMed teve início com a apresentação do professor do IF, Andris Bakuzis, que discutiu os princípios básicos da Ressonância Magnética (MRI) e da Tomografia Fluorescente Molecular (FMT). Andris enfatizou a missão do CNanoMed de apoiar pesquisas pré-clínicas com potencial transnacional, destacando os equipamentos disponíveis no IF.

Leia também: Pesquisa da UFG abre novas perspectivas para tratamento de doenças pulmonares

CNanoMed

Professor Andris Bakuzis, do IF/UFG, falou sobre ressonância magnética e tomografia fluorescente molecular

Nanotecnologia

A professora da FF, Eliana Lima, abordou o uso de nanopartículas alvo-dirigidas como estratégia para otimizar a biodisponibilidade de fármacos. Eliana explicou como essas nanopartículas podem transportar medicamentos e contextualizou a existência dos nanomedicamentos, que já estão no mercado há 30 anos.

A programação continuou com o professor do ICB, Carlos Castro, que discutiu a aplicabilidade da ressonância magnética na avaliação da morfologia e função cardíaca. Ele enfocou as inovações tecnológicas recentes e os avanços no campo, demonstrando como essa técnica revolucionária contribui para uma compreensão mais profunda do coração e de suas complexidades.

O representante da GONexter, Antônio Pereira, apresentou suas pesquisas sobre a avaliação das margens cirúrgicas no câncer de mama durante o transoperatório. Utilizando a tomografia molecular de fluorescência, ele destacou avanços significativos na detecção precoce e na precisão cirúrgica, oferecendo uma perspectiva promissora para aprimorar o tratamento do câncer de mama.