Museu Antropológico

Missão do Museu Antropológico vai a Alemanha estudar coleções dos Iny Karajá

Em 04/06/24 13:03. Atualizada em 05/06/24 09:05.

Equipe foi recebida no Museu de Etnologia de Berlim e teve acesso à Coleção de Paul Ehrenreich de 1888

Da Redação, com informações do Museu Antropológico

Uma equipe do Museu Antropológico (MA) da Universidade Federal de Goiás (UFG) realizou uma missão de 15 dias no Museu de Etnologia de Berlim, na Alemanha. O objetivo foi estudar as coleções mais antigas dos Iny Karajá, como a Coleção de Paul Ehrenreich de 1888.

A equipe foi coordenada pelo diretor do MA, o antropólogo Manuel Ferreira Lima Filha, e integrada pelo arqueólogo Diego Teixeira Mendes e pelo pesquisador associado e antropólogo Lucas Veloso Yabagata.

A pesquisa está relacionada com o programa de pesquisas compartilhadas com os Iny Karajá do MA, denominado Thesaurus Iny Karajá. O programa abriga projetos como o que estuda o território e as materialidades na perspectiva arqueológica na Ilha do Bananal (TO) e o projeto que investiga a cultura material do grupo, se dedicando, por exemplo, ao estudo dos artefatos plumários. Os projetos são financiados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).