Lagos

Pesquisa avalia conservação de lagos em Goiânia

Em 16/08/24 13:24. Atualizada em 19/08/24 10:48.

Estudos envolvem análise da biodiversidade, registro e distribuição de espécies, e qualidade da água

Da Redação, com informações da Fapeg

Quatorze lagos situados em parques urbanos de diversos setores de Goiânia e suas áreas próximas estão sendo estudados por pesquisadores da Universidade Federal de Goiás (UFG). Eles pretendem gerar conhecimento científico sobre a integridade ambiental dos lagos urbanos e suas áreas adjacentes por meio da análise da biodiversidade, do registro e da distribuição das espécies, e de suas associações com a qualidade da água e com o nível de urbanização.

Com as descobertas obtidas será composto um banco de dados capaz de subsidiar o gerenciamento, manejo e conservação dos lagos e adjacências feitos por gestores ambientais. As amostragens estão sendo realizadas em diferentes períodos hidrológicos, que são marcantes e influenciam diretamente a dinâmica dos ecossistemas e de sua biodiversidade.

A pesquisa está sendo conduzida pela professora Jascieli Bortolini, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFG e uma equipe de professores e estudantes graduandos e pós-graduandos.

"Pretendemos identificar as espécies e estudar a distribuição de diferentes tipos de organismos, como microalgas, pequenos animais aquáticos e plantas, nos lagos e nas suas áreas adjacentes. Vamos relacionar esses dados com o nível de urbanização e com a qualidade da água de cada lago. Com essas informações, criaremos um banco de dados capaz de fornecer aos gestores públicos ambientais ferramentas para a tomada de decisões sobre o gerenciamento, manejo e conservação dos lagos e áreas adjacentes".

A pesquisadora destaca que, com informações precisas e atualizadas, as decisões poderão ser tomadas com base em evidências científicas sólidas, promovendo práticas de conservação mais eficazes e sustentáveis.

Estão sendo avaliados os lagos e a vegetação adjacente nos seguintes locais: Parque Leolídio di Ramos Caiado, Parque Liberdade, Parque Beija Flor, Parque Balneário, Parque Cascavel, Parque Vaca Brava, Parque Areião, Parque Jardim Botânico, Parque Flamboyant, Parque Fonte Nova, Lago das Rosas, Bosque dos Buritis, Parque Nova Esperança e Parque João Carlos Fernandes de Oliveira.

Leia também: UFG participa de projeto para desenvolver biodefensivo

Lagos

14 lagos de parques urbanos de diversos setores de Goiânia e suas áreas próximas estão sendo estudados pelos pesquisadores (Foto: Arquivo Pessoal)

Apoio da Fapeg

O projeto de pesquisa, intitulado "Integridade ambiental em lagos urbanos e em áreas adjacentes: a biodiversidade como ferramenta de avaliação" recebe fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) e foi contemplado pelo edital 03/2022 – Programa de Auxílio à Pesquisa Científica e Tecnológica.

"O auxílio financeiro fornecido pela Fapeg garante que possamos conduzir pesquisas de campo, adquirir equipamentos e materiais necessários para análises, assegurando que todas as partes do estudo sejam cobertas com a devida atenção aos detalhes e qualidade científica", declara a pesquisadora.

Ela ressalta ainda a formação de recursos humanos que a chamada proporciona. "Através do edital, abrimos oportunidades de formação e desenvolvimento para estudantes de graduação e pós-graduação, fortalecendo a capacidade de pesquisa na área de botânica e limnologia no estado de Goiás. Este investimento em recursos humanos é vital para garantir a continuidade e avanço da pesquisa científica no futuro e renderá muitos frutos para a sociedade".

Para a professora, o apoio representa a oportunidade de realizar um trabalho de alta relevância e impacto, contribuindo significativamente para a conservação da biodiversidade dos lagos e parques urbanos da capital de Goiás.

"A chamada pública é mais do que um simples financiamento; é um catalisador para mudanças positivas e duradouras na forma como conduzimos e aplicamos a pesquisa científica. Estamos imensamente gratos por essa oportunidade e comprometidos em utilizar os recursos de forma responsável e eficiente para alcançar nossos objetivos de pesquisa e conservação", afirma.