145 equipes participarão da etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica

Em 21/08/24 17:13. Atualizada em 21/08/24 17:15.

Etapa é organizada pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e reúne estudantes dos ensinos fundamental, médio e técnico

Da Redação

A etapa estadual Goiás da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) será realizada nos dias 14 e 15 de setembro de 2024, no Centro de Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal, no Câmpus Samambaia da Universidade Federal de Goiás (UFG). O evento é coordenado pelo professor do Instituto de Informática (INF) Ricardo Franco.

A modalidade Robótica de Resgate da etapa estadual conta com duas equipes nível 0, 52 equipes nível 1, e 81 equipes nível 2, totalizando 135 equipes inscritas no ano de 2024. Já a modalidade Robótica Artística conta com seis equipes nível 1 e quatro equipes nível 2 – um total de dez equipes inscritas no primeiro ano de realização dessa modalidade.

A OBR é uma olimpíada científica cujo objetivo é incentivar o estudo da robótica e estimular jovens estudantes para as carreiras científico-tecnológicas. Participam do evento estudantes de escolas públicas ou privadas dos ensinos fundamental, médio e técnico de todo o Brasil, inscritos gratuitamente por seus professores ou tutores. Na edição de 2023 da OBR, participaram mais de 200 mil estudantes.

Leia também: Olimpíada Nacional de Ciências cresce e se consolida em Goiás e no Brasil

Robótica

Estudantes mostram robô desenvolvido em uma das edições da Olimpíada Brasileira de Robótica (Foto: Carlos Siqueira)

Modalidades

A OBR possui duas modalidades: Prática e Teórica. Os desafios propostos em cada modalidade visam adequar-se tanto aos estudantes que estão iniciando seus estudos em robótica quanto àqueles que já possuem conhecimento em robótica educacional.

A Modalidade Teórica é composta por uma prova escrita que pode ser aplicada na escola do aluno ou de forma híbrida. Os estudantes concorrem a uma medalha de acordo com seu desempenho na prova.

Alunos do ensino médio podem utilizar sua nota para concorrer às vagas olímpicas, isto é, o processo em que o aluno consegue ingressar em uma universidade pública utilizando sua nota obtida nas olimpíadas científicas, sem a necessidade de realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou vestibular.

A Modalidade Prática possui dois formatos: Presencial e Virtual. Para participar da Modalidade Prática, não é necessário participar da Modalidade Teórica.

A Modalidade Prática Robótica de Resgate, no formato presencial, caracteriza-se por simular um ambiente real e hostil de desastre, impróprio à saúde, onde o resgate das vítimas precisa ser realizado por meio de robôs.

O robô deve ser ágil para superar períodos difíceis (redutores de velocidade); transpor caminhos onde a linha não pode ser reconhecida (falhas na linha); desviar de elementos desconhecidos (obstáculos) e subir níveis (rampas) para conseguir salvar as vítimas (bolas de isopor revestidas de papel alumínio ou pintadas de preto), transportando-as para uma região segura (área de resgate) onde os humanos já poderão assumir os cuidados.

Na Modalidade Prática Virtual, os estudantes podem participar da categoria Apresentação, onde as equipes demonstram, em vídeo, um projeto de robô de resgate desenvolvido por eles e que relaciona a robótica a uma das seguintes categorias: Maker, Inovação, Programação, Trabalho em Equipe, Modelagem Virtual, Responsabilidade Social e Divulgação Científica.

Na categoria Simulação, os estudantes montam e programam um robô virtual que precisa realizar o resgate de vítimas em uma situação de desastre.

Este ano haverá uma nova categoria na Modalidade Prática Presencial: a Robótica Artística. Nela, os alunos devem formar equipes e desenvolver uma apresentação artística, que envolva alguma performance, como show, teatro, mágica, entre outras, junto com um robô autônomo que deverá interagir durante a apresentação.

As equipes da Modalidade Prática devem ser compostas por no mínimo dois estudantes até o máximo de quatro estudantes, mais um professor ou técnico, vinculadas ou não a uma instituição de ensino (equipes de garagem). Em todas as modalidades o estudante deve ter no máximo 19 anos no ano da competição.

A Modalidade Presencial ocorre por meio de competições regionais e estaduais, que classificam as equipes de estudantes para a competição nacional.