Icone Instagram
Ícone WhatsApp
Icone Linkedin
Icone YouTube
Universidade Federal de Goiás
Eventos acessíveis

Manual orienta como criar eventos acessíveis

Em 02/09/24 14:46. Atualizada em 02/09/24 14:54.

Coletivo Koskatl, em parceria com a Secretaria de Inclusão da UFG, lança publicações voltadas à acessibilidade cultural

Da Redação

Como criar eventos acessíveis em projetos de baixo custo? Você sabe o que é acessibilidade no campo cultural? Para responder essas perguntas, o Coletivo Koskatl, de Goiânia, em parceria com a Secretaria de Inclusão da Universidade Federal de Goiás (SIN/UFG), lançou duas publicações digitais que servirão como manuais para a realização de eventos e ações culturais fazendo uso de estratégias de acessibilidade de baixo custo.

As publicações integram o projeto Diálogos para a Diversidade e serão disponibilizadas de forma gratuita. A publicação "Acessibilidade na indústria cultural: como criar eventos acessíveis?" já pode ser acessada.

Como parte das atividades formativas do projeto esteve a apresentação do espetáculo "Eu Sempre Soube…", estrelado por Rosane Gofman na última sexta-feira (30/8), no auditório do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg). O espetáculo foi pensado justamente para representar a acessibilidade em produtos culturais.

"Nesse sentido, a equipe de acessibilidade do projeto adaptou uma configuração de distribuição de lugares que garante que todas as pessoas possam se aproximar, acessar, utilizar e sair do auditório de forma independente, fácil e sem interrupções", aponta Ana Britto, à frente do Coletivo Koskatl ao lado de Adriana Parada.

 

Leia também: Bibliotecas oferecem pouca estrutura a pessoas com deficiência

 

Eventos acessíveis

Rosane Gofman no espetáculo "Eu Sempre Soube...", apresentado no lançamento do projeto Diálogos para a Diversidade (Foto: Roberto Cardoso Junior)

 

Publicações

O manual "Acessibilidade na indústria cultural" traz possibilidades para a criação de eventos com estratégias de baixo custo para efetivar ações de acessibilidade em diferentes áreas da indústria cultural a partir de quatro eixos comuns: infraestrutura, comunicação, conteúdo e recursos humanos. A ideia é que seja um instrumento ágil e objetivo para consulta dos produtores e gestores culturais.

Já o "Guia Prático de Acessibilidade Cultural" apresenta a concepção atual do termo "pessoa com deficiência" e uma definição de conceitos atualizada a partir das diretrizes das políticas públicas culturais. Explica, ainda, os diferentes tipos de acessibilidade no campo cultural e, por fim, traz um breve glossário da terminologia atualizada.

A versão beta do Guia é apresentada em dois formatos: uma versão em PDF adaptada para acesso vertical para ser visualizada via celular, com uma linguagem clara, simples e objetiva e recursos de acessibilidade. Contém links de acesso a plataformas externas com recursos audiográficos para ampliar os conteúdos, como infográficos, áudios e vídeos.

A outra versão é em formato de audiolivro, elaborada a partir do texto corrido e dividida em módulos, que poderão ser acessados ao todo ou em partes de acordo com o interesse temático e a disponibilidade de tempo do ouvinte.

Grande parte do conteúdo das publicações partiu das orientações disponibilizadas nas ações formativas do Ministério da Cultura e da Secretaria de Estado de Cultura de Goiás. O projeto Diálogos para a Diversidade recebeu fomento para sua efetivação via Fundo de Arte e Cultura de Goiás.

Fonte: Gaya Comunicação

Categorias: Inclusão Institucional SIN