RedFEIAL

Experiência da UFG em educação intercultural é compartilhada em congresso internacional

Em 05/09/24 12:26. Atualizada em 11/09/24 16:17.

Estudantes e professoras participaram da Rede de Formadores em Educação e Interculturalidade na América Latina

RedFEIAL

Reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, em entrevista à rádio da Universidade Autônoma Indígena Intercultural (Foto: Arquivo Pessoal)

Da Redação

A experiência da Universidade Federal de Goiás (UFG) na educação intercultural foi compartilhada no VI Congresso Internacional da Rede de Formadores em Educação e Interculturalidade na América Latina (RedFEIAL), realizado entre 14 e 16 de agosto de 2024 em Popayán, capital do departamento de Cauca, na Colômbia.

A reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, participou com apresentação de trabalho e coordenou, juntamente com a professora Margareth Pereira Arbués, a mesa "Gênero, Direitos Humanos e Interculturalidade".

Também fizeram parte da programação do congresso visita e atividades na Universidade Autônoma Indígena Intercultural, vinculada ao Conselho Regional Indígena de Cauca (UAIIN-CRIC). Na ocasião, a reitora da UFG deu entrevista e pesquisadores e pesquisadoras brasileiros ouviram lideranças e mestres tradicionais.

O grupo da UFG também conheceu o centro de documentação e a rádio da Universidade Indígena, iniciando um diálogo com vistas a futuros intercâmbios, envolvendo principalmente o curso de licenciatura em Educação Intercultural, a Rádio Universitária e a TV UFG.

O grupo foi composto pelas estudantes de pós-graduação Jéssica Lima, Liliene Rabelo, Vitória Loiola, Tiago Antônio, Patrícia Jorge, Leomar Xerente, Tarcílio Lima e Helena Góis e o graduando em licenciatura em Educação Intercultural Wawana Ikpeng. O corpo docente foi representado pelas professoras Eunice Pirkodi Tapuia, Margareth Pereira Arbués, Tania Ferreira Resende, Helena Esser dos Reis e Rosani Moreira Leitão, sendo as duas últimas as representantes da RedFEIAL no Brasil.