Experiência da UFG em educação intercultural é compartilhada em congresso internacional
Estudantes e professoras participaram da Rede de Formadores em Educação e Interculturalidade na América Latina
Reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, em entrevista à rádio da Universidade Autônoma Indígena Intercultural (Foto: Arquivo Pessoal)
Da Redação
A experiência da Universidade Federal de Goiás (UFG) na educação intercultural foi compartilhada no VI Congresso Internacional da Rede de Formadores em Educação e Interculturalidade na América Latina (RedFEIAL), realizado entre 14 e 16 de agosto de 2024 em Popayán, capital do departamento de Cauca, na Colômbia.
A reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, participou com apresentação de trabalho e coordenou, juntamente com a professora Margareth Pereira Arbués, a mesa "Gênero, Direitos Humanos e Interculturalidade".
Também fizeram parte da programação do congresso visita e atividades na Universidade Autônoma Indígena Intercultural, vinculada ao Conselho Regional Indígena de Cauca (UAIIN-CRIC). Na ocasião, a reitora da UFG deu entrevista e pesquisadores e pesquisadoras brasileiros ouviram lideranças e mestres tradicionais.
O grupo da UFG também conheceu o centro de documentação e a rádio da Universidade Indígena, iniciando um diálogo com vistas a futuros intercâmbios, envolvendo principalmente o curso de licenciatura em Educação Intercultural, a Rádio Universitária e a TV UFG.
O grupo foi composto pelas estudantes de pós-graduação Jéssica Lima, Liliene Rabelo, Vitória Loiola, Tiago Antônio, Patrícia Jorge, Leomar Xerente, Tarcílio Lima e Helena Góis e o graduando em licenciatura em Educação Intercultural Wawana Ikpeng. O corpo docente foi representado pelas professoras Eunice Pirkodi Tapuia, Margareth Pereira Arbués, Tania Ferreira Resende, Helena Esser dos Reis e Rosani Moreira Leitão, sendo as duas últimas as representantes da RedFEIAL no Brasil.
Leia também: Saberes populares e tradicionais desafiam a universidade
Mesa de abertura do VI Congresso da RedFEIAL, na Colômbia; rede promove intercâmbio na América Latina (Foto: Acervo Congresso RedFEIAL)
RedFEIAL
A RedFEIAL foi criada em 2013, no México, com a participação da UFG, com o objetivo de promover intercâmbios entre pesquisadores, pesquisadoras, instituições e movimentos sociais envolvidos com a formação intercultural no continente latino-americano. Desde então, realiza congressos bianuais e conta atualmente com a participação de 11 países deste subcontinente: Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Guatemala, México, Peru e Venezuela.
O VI congresso abordou o tema "Interculturalidades y educaciones en América Latina: diálogos, tensiones y alternativas" e contou com 550 inscritos, 250 expositores e 300 ouvintes. Estiveram presentes 160 visitantes internacionais e representantes de 15 povos indígenas (sendo três do Brasil), além de lideranças de comunidades afro-colombianas e representantes de movimentos sociais.
Leia também: Núcleo Takinahakỹ coordena publicação de revista indígena
Eixos temáticos Direitos Humanos Educação e Interculturalidade e Patrimônio Cultural Educação e Interculturalidade (Foto: Arquivo Pessoal)
Fonte: Secom UFG
Categorias: RedFEIAL Institucional Núcleo Takinahaky