Icone Instagram
Icone Linkedin
Icone YouTube
Universidade Federal de Goiás
Sementes

Projetos do Departamento de Botânica do ICB/UFG abrem os dados produzidos

Em 11/09/24 17:57. Atualizada em 12/09/24 13:33.

Iniciativa na área de sementes nativas e crioulas brasileiras é inovadora e segue princípios da Ciência Aberta

Edson Ferreira Duarte

Os resultados do projeto Sementes e Inovação e do projeto Produção e Qualidade de Sementes em Rede estão disponíveis on-line. Os projetos, desenvolvidos no Departamento de Botânica do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goiás (ICB/UFG) sob a coordenação do professor Edson Ferreira Duarte, contam com a parceria de diversos pesquisadores e responsáveis pela rotina de análise de sementes e com a participação de estudantes de outras 15 instituições de várias regiões do Brasil (UFRB, Ufam, UFBA, UEFS, UFSCar-Sorocaba, UFMS, UFV, UnB, Unesp, Embrapa Agrobiologia, Embrapa Semiárido, Inpa, Instituto Socioambiental e Rede de Sementes do Cerrado).

A abertura de dados em tempo real não é uma novidade na área de Botânica, pois existem exemplos de produção colaborativa de dados que deram origem, por exemplo, à Flora e Funga do Brasil, ao speciesLink e à Word Flora Online, mas na área de sementes nativas e crioulas brasileiras as iniciativas apresentadas nos projetos citados são inovadoras, tanto pelo uso de um sistema Research Electronic Data Capture (REDCap), que uniformiza o registro dos dados, como também pela divulgação de resultados em tempo real.

 

Leia também: Guia eletrônico identifica espécies vegetais por meio das sementes

 

Sementes

Pesquisadores em trabalho de campo no Bosque Auguste de Saint-Hilaire (Fotos: Edson Ferreira Duarte e Gregório Batista dos Santos Neto)

 

Ciência Aberta

A abertura de dados é um dos princípios da Ciência Aberta, que têm sido buscados nos projetos citados. Um aspecto preconizado é que "os dados devem ser abertos/compartilhados sempre que possível e fechados quando necessário". Assim, a abertura dos dados tem sido feita em tempo real na forma de sínteses automáticas desidentificadas, o que é possível com o uso do REDCap. No sistema, os projetos são do tipo multicêntrico e têm sido buscados outros parceiros para ampliar o alcance geográfico e aumentar a robustez dos dados e das análises.

Os resultados de morfologia de sementes e de imagens colaborativas produzidos no projeto Sementes e Inovação podem ser observados nos links a seguir:
Sementes e inovação - Síntese de Resultados
Sementes e inovação - Imagens Colaborativas

Os resultados de fenologia, de produção de sementes, de análises físicas e fisiológicas de sementes e também da equipe participante do projeto Produção e Qualidade de Sementes em Rede podem ser acessados nos links a seguir:
Fenologia em espécies vegetais
Produção e produtividade de frutos e sementes em espécies vegetais
Qualidade fisiológica e potencial de armazenamento de sementes
Rede de pesquisa em sementes florestais e crioulas

Para participar de último projeto, os pesquisadores/responsáveis por trabalhos com sementes nativas e/ou crioulas podem solicitar a inclusão e terão acesso aos 20 Formulários de Registros de Dados/Avaliações disponíveis no sistema REDCap. Os principais compromissos da participação são mencionar a UFG nos agradecimentos pelo uso do sistema em quaisquer publicações e, ao fim do ciclo de tomada dos dados/publicação, depositar os dados em um Repositório de Dados público.

Para saber mais, acesse a página do projeto ou entre em contato com o professor Edson Ferreira Duarte pelo e-mail efd@ufg.br.

 

Quer divulgar sua pesquisa ou projeto de extensão?
Clique aqui e preencha o formulário.

Siga o canal "Jornal UFG" no WhatsApp
https://whatsapp.com/channel/0029VanjBwGAjPXKH1VS0f1H

Comentários e sugestões
jornal@ufg.br

Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal UFG e do autor.

Fonte: ICB

Categorias: Biologia Ciências Naturais ICB Notícia 1