Puma capa

Apenas 29% do Chaco Argentino é seguro para a onça-parda

Em 30/09/24 17:43. Atualizada em 04/10/24 15:43.

Em sua segunda etapa, pesquisa com participação da UFG integra, nos modelos de distribuição da espécie, áreas de conflito entre o predador e a comunidade local

Puma capa

Puma concolor, também conhecido por onça-parda, leão-da-montanha ou suçuarana, é um felino nativo das Américas (Foto: Wolves201)

EM SÍNTESE:

- Pesquisa no Chaco Seco mostra que só 29% da área é segura para onças-pardas.

- Conflitos ocorrem pela falta de presas naturais e ataques a animais de criação.

- Estratégias de conservação visam proteger habitats e reduzir conflitos com humanos.

Carolina Melo

Após mapear a distribuição da onça-parda no Chaco Seco argentino, em meio à perda de vegetação nativa, uma pesquisa realizada pelo Instituto de Ecología Regional (IER), de Tucumán (Argentina), em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), deu mais um passo para compreender a sobrevivência da espécie na região. Desta vez, os pesquisadores investigaram como ocorre a convivência entre o animal e a população local, identificando as áreas de conflito e caça. Com o novo dado, foi possível perceber que apenas 29% da região é segura ao predador. O estudo também contou com a colaboração da Universidade Humboldt de Berlim.

O modelo ecológico da primeira etapa da pesquisa foi elaborado para identificar as áreas mais adequadas à onça-parda no Chaco Seco, com base na estrutura da paisagem e em registros de armadilhas fotográficas. Como resultado, percebeu que não só a quantidade de vegetação nativa remanescente interfere na presença da onça-parda, mas também o tipo de ocupação humana ao redor das manchas de habitat. Se a matriz é caracterizada por agricultura, a onça-parda tende a ocorrer mais do que nas áreas circundadas por pastagem. Agora, na segunda fase do estudo, os pesquisadores se aproximaram dos moradores das fazendas, comunidades crioulas e pequenos proprietários para observar os padrões de coexistência com o animal. Para isso, estimaram o grau de tolerância dos humanos em relação à presença do predador.

A presença da onça-parda nas áreas habitadas pode ocorrer em função da escassez das presas naturais nas vegetações nativas cada vez mais restritas, o que leva a espécie a buscar alternativas mais acessíveis, como animais de criação: ovelhas e cabras. "Por falta de recursos, a espécie acaba se direcionando para esses locais. E, como forma de retaliação, a comunidade tende a caçar o predador", afirma um dos autores da pesquisa, o professor do Departamento de Ecologia do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFG, André Luis Regolin.

De acordo com o estudo, essa dinâmica de convivência levanta questões importantes sobre manejo e conservação, além de estratégias para minimizar os conflitos, como a proteção dos rebanhos e a preservação dos habitats naturais da onça-parda.