Evento mostra a força da universidade pública
Apresentação de trabalhos, projetos de extensão e programação cultural marcam maior evento acadêmico da UFG
Participantes do Conpeex reunidos no Centro de Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal, no Câmpus Samambaia da UFG (Foto: Evelyn Parreira)
Jayme Leno
Mais uma vez, a Universidade Federal de Goiás (UFG) é palco de grande mobilização e intercâmbio de saberes, com a 21ª edição do seu Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conpeex). Iniciado na última quarta-feira (6/11), o evento segue até esta sexta (8/11), reunindo estudantes, professores e comunidade em um ambiente de troca e produção de conhecimento.
A pró-reitora de Extensão e Cultura (Proec) da UFG, Luana Ribeiro, revela que 2024 superou todas as expectativas e quebrou recordes, com quase 10 mil inscrições e mais de 2,7 mil trabalhos apresentados – o maior número registrado em 21 anos de história do congresso.
Luana destaca que o evento se tornou um espaço essencial para o desenvolvimento acadêmico e científico, atraindo não apenas a comunidade universitária, mas também visitantes de escolas e da sociedade em geral.
Edemilson Cardoso da Conceição, professor há 33 anos na Faculdade de Farmácia (FF) da UFG, é responsável por um dos projetos de extensão apresentados no evento. Ele ressalta a importância do Congresso para as unidades acadêmicas, explicando que o evento funciona como uma vitrine, permitindo divulgar os resultados dos estudos e proporcionando aos estudantes a oportunidade de praticar a apresentação de seus trabalhos.
Em seu estande, é apresentado um repelente natural desenvolvido no laboratório da FF, que está sendo distribuído gratuitamente aos visitantes.
A estudante Geanini Vitória, orientanda do professor Edemilson, comenta como a experiência de apresentar no Conpeex é enriquecedora, pois permite aplicar conhecimentos adquiridos em sala de aula.
Para Geanini, o evento é uma oportunidade importante para seu currículo, especialmente por seu interesse em plantas medicinais. "Fazer iniciação científica e agora apresentar um projeto de extensão no Conpeex é incrível para o meu currículo, porque quero muito seguir nessa área de plantas medicinais, e essas participações são muito valiosas".
Leia também: Aberto o Conpeex: relampeou a ciência no céu do Cerrado
Durante três dias, estudantes da UFG compartilham o que têm estudado em seus cursos de graduação e pós-graduação (Foto: Evelyn Parreira)
Interação e cultura
"O Conpeex é o nosso grande espaço de interação, onde se reúnem todos os cursos da universidade – graduação, pós-graduação e extensão. É uma síntese da Universidade", comemora a pró-reitora de Extensão e Cultura.
O Congresso vai além dos tradicionais seminários acadêmicos, oferecendo uma extensa programação de atividades interativas e culturais, como a Mostra de Divulgação Científica no Instituto de Ciências Biológicas (ICB), exposições de arte, feira cultural e até ações de doação de sangue, em parceria com a Hemorrede Pública de Goiás.
A estudante da Design de Moda da UFG, Maria Luisa de Castro, compartilhou sua surpresa com a diversidade de conhecimentos apresentada no evento. "Descobri muita coisa que eu não sabia sobre a Universidade, mesmo após três anos de curso. Vim para ver o trabalho de alguns amigos e, ao mesmo tempo, estou descobrindo outras áreas", comenta.
Além das apresentações científicas, os participantes também têm acesso a ações como atualização de vacinas, acupuntura, sorteios e até compras de artesanato local, o que torna o evento uma celebração de cultura, saúde e ciência.
Leia também: Mostra de Divulgação Científica: 10 anos aproximando ciência e sociedade
Projetos de extensão na área da saúde sempre marcam presença no Conpeex, com conhecimento e informação (Foto: Evelyn Parreira)
Fórmula do sucesso
O crescimento contínuo do Conpeex, a cada edição, pode ser atribuído à coesão e dedicação da equipe organizadora. Segundo a pró-reitora de Extensão e Cultura, o evento é preparado com muito cuidado ao longo de todo o ano, focando na qualidade e na experiência do público.
A equipe se empenha em criar um ambiente acolhedor, com ações que vão desde a distribuição de brindes sustentáveis até a construção de estandes interativos, fortalecendo o relacionamento da Universidade com a sociedade.
Maria Clara, estudante de Medicina Veterinária que apresentou seu trabalho no Congresso, ressalta que a experiência é enriquecedora e contribui para seu futuro profissional. Ela destaca que a visibilidade obtida é benéfica tanto para ela quanto para a UFG, que mostra o conhecimento produzido por sua comunidade acadêmica.
"O Conpeex permite que apresentemos nossas pesquisas, nas quais trabalhamos o ano inteiro, e também que as pessoas tenham acesso ao que estamos fazendo aqui", comenta a estudante.
Para quem ainda não visitou o evento, Luana reforça a importância da participação. "Quem vier ao Conpeex encontrará um ambiente rico em inovações e tecnologias, além de muitas oportunidades para conhecer o trabalho de estudantes e pesquisadores. É uma experiência única, que vai desde as pesquisas mais avançadas até as interações culturais e sociais".
O 21º Conpeex UFG é realizado com o apoio dos parceiros: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape), Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas (Fundahc), Fundação Rádio e Televisão Educativa e Cultural (Fundação RTVE), Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg Sindicato) e Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação (Sintifes-GO).
Leia também: "Sem educação e ciência não há futuro", diz presidente da ABC
Intercâmbio de saberes está cada vez mais presente no Conpeex, que oferece ao público vasta programação cultural (Foto: Evelyn Parreira)
Fonte: Secom UFG
Categorias: Conpeex 2024 Institucional Proec Destaque Notícia 5