Projeto de empreendedorismo social da UFG leva capacitação a escolas públicas
Atividades incluem oficinas e revitalização de espaços
Alunos do Cepi Novo Horizonte participam de revitalização da escola como parte das atividades do projeto (Foto: Lapei/UFG)
Da Redação, com informações do Lapei/UFG
A Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas da Universidade Federal de Goiás (Face/UFG), por meio do Laboratório de Pesquisa em Empreendedorismo e Inovação (Lapei), em parceria com a ONG Oásis de Sonhos, promove o projeto de empreendedorismo social Brincadoria – Empreender para Transformar. Voltado para escolas públicas do estado de Goiás, o projeto busca estimular o desenvolvimento de habilidades empreendedoras entre os estudantes, ao mesmo tempo em que promove a revitalização de espaços coletivos.
O projeto conta com a participação de três escolas da rede estadual de ensino: o Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Novo Horizonte e os Colégios Estaduais da Polícia Militar de Goiás (CEPMG) Major Oscar Alvelos e Waldemar Mundim. As atividades, iniciadas em setembro de 2024, ocorrem em três etapas: oficinas de capacitação, revitalização de espaços e a realização de um sarau para celebrar os resultados do projeto.
A primeira etapa, que envolveu as oficinas de capacitação para o desenvolvimento de habilidades empreendedoras e a elaboração de projetos de revitalização, já foi concluída. Dois Dias D de revitalização também foram realizados no Cepi Novo Horizonte e no CEPMG Waldemar Mundim. Durante o Dia D, os alunos, orientados por professores e mentores, colocam em prática os projetos de melhoria dos espaços coletivos da escola.
Leia também: Do laboratório ao mercado: especialista fala sobre ciência e negócios
Durante o Dia D, alunos colocam em prática os projetos de melhoria dos espaços coletivos da escola (Foto: Lapei/UFG)
Próximos passos
O próximo passo inclui a realização do Dia D no CEPMG Major Oscar Alvelos e a organização de saraus de encerramento nas três escolas participantes. Durante todo o processo, os alunos são acompanhados por professores orientadores, que são membros do corpo docente de cada instituição, garantindo o acompanhamento contínuo.
Além das equipes do Lapei e da ONG Oásis de Sonhos, responsáveis pela capacitação e orientação dos estudantes e professores, o projeto também conta com o apoio financeiro da Frente Parlamentar do Empreendedorismo e das Cidades Inteligentes, da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, que possibilita a realização das ações.
O Brincadoria – Empreender para Transformar busca não apenas colaborar para o desenvolvimento de competências em empreendedorismo pelos alunos, mas também proporcionar um impacto social positivo nas escolas, ao revitalizar espaços de uso comum e fortalecer o senso de comunidade entre os estudantes.
Receba notícias de ciência no seu celular
Siga o Canal do Jornal UFG no WhatsApp e nossos perfis no Instagram e no X/Twitter.
É da UFG e quer divulgar sua pesquisa ou projeto de extensão?
Preencha aqui o formulário.
Comentários e sugestões
jornalufg@ufg.br
Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal UFG e do autor.
Fonte: FACE
Categorias: Extensão Humanidades Face Notícia 6