Icone Instagram
Ícone WhatsApp
Icone Linkedin
Icone YouTube
Universidade Federal de Goiás
Fefd

Livro celebra 35 anos da Faculdade de Educação Física e Dança

Em 04/02/25 14:33. Atualizada em 05/02/25 16:41.

Publicação digital resgata história e identidade da unidade acadêmica da UFG

Piter Salvatore

O Centro de Memória e História (Cemehis) da Faculdade de Educação Física e Dança da Universidade Federal de Goiás (Fefd/UFG) acaba de lançar o livro "Universidade em movimento: a história e o caminho até a Fefd". O e-book, disponível para download gratuito, é um catálogo da exposição homônima que explora os processos socio-históricos fundantes da memória da unidade acadêmica.

A obra foi organizada pela professora Carolina Jubé, do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicado à Educação (Cepae), e pela curadora da exposição, Bárbara Yanara, que foi professora substituta do curso de Museologia da Faculdade de Ciências Sociais (FCS), com suporte da Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape).

Com prefácio assinado pela professora da Universidade de Brasília (UnB), Ingrid Wiggers, o livro contextualiza a exposição e sua relevância. Ela descreve como positiva a experiência proporcionada ao público.

"A apreciação do acervo estimulou o interesse, mas, sobretudo, uma experiência significativa por parte do público, pois além de possibilitar a compreensão histórica, tais memórias suscitam emoções e afetos de tempos idos", escreve a professora.

A exposição, que ocorreu entre os dias 26 e 28 de setembro de 2023, foi realizada pelo Cemehis, coordenado pelas professoras Carolina Jubé e Rubia-Mar Nunes Pinto, em parceria com o Laboratório de Estudo e Pesquisa em História da Ginástica (Lephgin), do Cepae; e o Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão em História (Lepehis), da Faculdade de História (FH).

 

Leia também: Pesquisa analisa potencial do frescobol em aulas de Educação Física

 

Fefd

Trecho do livro mostra os principais fatos que marcaram a educação física na UFG na década de 1980 (Imagem: Reprodução)

 

História

O livro traz uma linha do tempo que aborda, em texto e imagens, a história da Fefd desde 1973, quando foi criada a Associação Atlética da Universidade Federal de Goiás (AAUFG), até 2023, marco dos 35 anos do curso de licenciatura.

O e-book é dividido em módulos, nos quais são explorados períodos históricos específicos, como o intervalo de tempo entre 1979 e 1988 (módulo 1), e as principais conquistas da faculdade, a exemplo da criação do projeto de curso, que data da década de 1980.

No módulo 2, são explorados acontecimentos históricos entre 1988 e 1996, incluindo a construção da pista de atletismo, iniciada em 1993. No terceiro módulo, o livro percorre os eventos pós-1996, e, no módulo final, são evidenciadas as experiências envolvendo a universidade, as ciências e o movimento, ao destacar contribuições de caráter científico, como os encontros do Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, e os projetos desenvolvidos na unidade acadêmica.

Na exposição, além das informações de ordem cronológica, são apresentadas imagens do acervo da faculdade, como fotografias das aulas práticas e de competições esportivas, como também registros dos troféus e dos objetos preservados.

A coautora do livro, Carolina Jubé, salienta o pioneirismo da exposição, que, segundo ela, "foi a primeira exposição museológica do Cemehis e que possibilitou maior acesso público aos trabalhos e pesquisas realizadas". O catálogo dá agora continuidade à aproximação às memórias da Universidade.

Memória

Desde 2010, o Cemehis recolhe e guarda documentos textuais, iconográficos, têxteis e objetos tridimensionais que compõem o seu acervo. Atualmente, são cerca de 5 mil itens relacionados à memória e à história social do corpo, das práticas corporais e dos divertimentos que aconteceram na UFG, em Goiânia e no estado.

O acervo possui documentos relativos à memória da educação física na UFG, desde a criação da Coordenação de Educação Física e Desporto (1979), até os projetos desenvolvidos pelos professores nos anos 2000.

Carolina, que também é vice-coordenadora do Cemehis, ressalta a importância do e-book, que trouxe consigo "não apenas os textos e obras da exposição, mas também a riqueza visual decorrente dos registros fotográficos, do processo de higienização e curadoria de acervo, da construção e configuração do espaço expositivo e do evento de abertura da exposição".

 

Receba notícias de ciência no seu celular
Siga o Canal do Jornal UFG no WhatsApp e nosso perfil no Instagram.

É da UFG e quer divulgar sua pesquisa ou projeto de extensão?
Preencha aqui o formulário.

Comentários e sugestões
jornalufg@ufg.br

Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal UFG e do autor.

Fonte: Secom UFG

Categorias: lançamento Institucional FEFD Notícia 2