
Profor-EXT vai compartilhar experiências na COP30
Programa de formação em assistência técnica e extensão rural é coordenado pela professora Graciella Corciolli (EA/UFG)
Da Redação
O Programa Nacional de Formação em Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) para Assentamentos de Reforma Agrária e Contribuições para a Agenda 2030 (Profor-EXT), coordenado nacionalmente pela professora da Escola de Agronomia da Universidade Federal de Goiás (EA/UFG) Graciella Corciolli, foi selecionado para participar da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30), que será realizada em novembro, em Belém (PA). A iniciativa é desenvolvida em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), e envolve mais de 16 instituições de todas as regiões do país.
O Profor-EXT integra a programação oficial da AgriZone, espaço que é parte da Jornada do Clima, iniciativa da Embrapa durante a COP30 que será dedicada a iniciativas inovadoras e sustentáveis no agronegócio e na agricultura familiar, para ampliar o conhecimento da sociedade a respeito da questão climática. O programa participará do evento com duas propostas: Programa Nacional de Formação em ATER para assentamentos de reforma agrária e contribuições para a agenda 2030 (ProforEXT): Juventude, ATER e Compromisso com o Futuro; e Profor-Ext: Contribuições, oportunidades e desafios para o enfrentamento da emergência climática.
As iniciativas apresentarão as metodologias e resultados do programa, que atua na formação de técnicos, extensionistas e jovens de assentamentos rurais, quilombolas e comunidades tradicionais, com foco em assistência técnica, agroecologia, comercialização e acesso a políticas públicas, visando minimizar as desigualdades socioeconômicas e a insegurança alimentar e nutricional no campo.
Leia também: UFG e MDA promovem intercâmbio entre assentados da Reforma Agrária
Participantes de encontro do Profor-EXT na Esalq/USP, em Piracicaba (Foto: MDA)
Sobre o Profor-EXT
O Profor-EXT é uma realização do MDA, do Incra e da UFG, por meio da Fundação RTVE. O programa conta com a participação de instituições de ensino superior de todo o Brasil: UFDPar, Unesp, UFF, Ifsp, UFSCar, IFRS, UFS, UFPA, UFRA, UTFPR, UFRGS, UFMS, Esalq/USP, UFRPE e IFMG.
Como parte da construção da sua agenda para a COP30, o programa realizou em junho de 2024 o II Encontro Nacional na Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém. O evento, com o tema ATER como estratégia de adaptação às mudanças climáticas: um debate necessário para Assentamentos na COP30, reuniu autoridades, professores, estudantes, profissionais, agricultores familiares e jovens assentados de todo o país para consolidar as contribuições do programa.
Atualmente o programa atende 96 assentamentos e mais de 6,5 mil famílias em todas as regiões do país, integrando ensino, pesquisa e extensão, promovendo práticas como agroflorestas, restauração ecológica e agricultura de baixo carbono, contribuindo para a Agenda 2030.
Receba notícias de ciência no seu celular
Siga o Canal do Jornal UFG no WhatsApp e nosso perfil no Instagram.
É da UFG e quer divulgar sua pesquisa ou projeto de extensão?
Preencha aqui o formulário.
Comentários e sugestões
jornalufg@ufg.br
Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal UFG e do autor.
Fonte: Secom UFG
Categorias: Reforma agrária Institucional EA Notícia 3