Câmpus Jataí realiza workshop sobre realidade virtual e aumentada

Em 12/09/13 11:54. Atualizada em 24/11/14 14:13.

Logo Jornal

Publicação da Assessoria de Comunicação da Universidade Federal de Goiás
ANO VII – Nº 61 – AGOSTO – 2013

Câmpus Jataí realiza workshop sobre realidade virtual e aumentada

Texto: Renan Vinicius | Foto: Divulgação

Wrva 2013

Uma nova realidade em Goiás: é assim que se apresenta a décima edição do Workshop de Realidade Virtual e Aumentada (WRVA), que será realizada pelo curso de Ciências da Computação do Câmpus Jataí da Universidade Federal de Goiás entre os dias 11 e 13 de novembro de 2013. Esta edição também marca o evento “50 anos de Realidade Virtual” no mundo, tendo em vista o quinquagésimo aniversário da defesa da tese de Ivan Sutherland, em 1963, com o título Sketchpad: a man-machine graphical communication system. A tese é um marco não somente para a área de Realidade Virtual e Aumentada, mas também para várias outras áreas da computação.

Em Jataí, a coordenação será do professor Marcos Wagner de Souza Ribeiro que já coordenou o workshop no ano de 2007, realizado na cidade de Itumbiara (GO). O evento, de âmbito nacional e forte influência regional, é realizado pela Comissão Especial de Realidade Virtual (CERV) e apoiado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Criado em 2004, o WRVA é fruto da união de dois importantes eventos até então realizados pela CERV: os workshops de Realidade Virtual (WRV) e de Realidade Aumentada (WRA). O objetivo é reunir pesquisadores, desenvolvedores, estudantes e demais profissionais dos meios acadêmicos, industriais e comerciais, interessados nos avanços e nas aplicações de realidade virtual. Para mais informações, acesse www.wrva2013.jatai.ufg.br

O que é realidade virtual e aumentada?

De acordo com o professor Marcos Wagner Ribeiro, Realidade Virtual, Realidade Aumentada, Realidade Misturada, Virtualidade Aumentada e Hiper-Realidade são termos usados para designar o uso de objetos virtuais (representações geométricas criadas por computador, geralmente em três dimensões) em ambientes que simulam a realidade existente ou criam uma realidade improvável. O primeiro e o segundo termo são os mais comuns. O primeiro possui como definição mais conhecida, ser uma interface para aplicações computacionais com capacidades de navegação, interação e envolvimento em ambientes 3D. A Realidade Aumentada é a coexistência de objetos virtuais e reais em um único ambiente. Em todas as situações, a existência de dispositivos multissensoriais (capacetes, luvas, óculos) potencializam o realismo e a crença nos ambientes virtuais. Essas tecnologias possuem aplicação na maioria das áreas do conhecimento.

Fonte: Assessoria CAJ UFG

Categorias: Realidade virtual aumentada workshop Câmpus Jataí