Icone Instagram
Icone Linkedin
Icone YouTube
Universidade Federal de Goiás

Nova equipe assume Reitoria da UFG

Em 14/03/14 16:12. Atualizada em 24/11/14 14:13.

Logo Jornal

Publicação da Assessoria de Comunicação da Universidade Federal de Goiás 
ANO VII – Nº 65 – MARÇO – 2014

Nova equipe assume Reitoria da UFG

Programa de extensão realiza ações em escolas públicas, incentivando escolhas saudáveis para a promoção da saúde

Texto: Caroline Pires e Silvânia Lima | Fotos: Carlos Siqueira

 

Orlando Amaral recebe termo de posse das mãos do ministro Aloizio Mercadante, em Brasília.

Orlando Amaral recebe termo de posse das mãos do ministro Aloizio Mercadante, em Brasília

 Na UFG, Edward Madureira Brasil passou o cargo de reitor ao colega, que empossou o vice-reitor Manuel Chaves

Na UFG, Edward Madureira Brasil passou o cargo de reitor ao colega, que empossou o vice-reitor Manuel Chaves

 

A Universidade Federal de Goiás (UFG) iniciou 2014 com nova administração. Em substituição a Edward Madureira Brasil, que exerceu o cargo de reitor por dois mandatos, Orlando Afonso Valle do Amaral foi empossado na sede do Ministério da Educação (MEC), em Brasília, pelo então ministro Aloizio Mercadante, no dia 6 de janeiro. A solenidade teve a presença do atual ministro da Educação, Henrique Paim, à época, secretário executivo do MEC, e do secretário de Educação Superior, Paulo Speller. No mesmo dia da posse em Brasília, à noite, os novos reitor e vice-reitor, Manuel Rodrigues Chaves, ex-diretor do Câmpus Catalão, tomaram posse na sede da instituição, cujo destino passou para seus comandos e de sua equipe. A comunidade acadêmica da UFG prestigiou em grande número de pessoas a transmissão de cargo.

Na oportunidade, Orlando Amaral empossou seus pró-reitores com uma novidade, a implementação das Pró-Reitorias de Pós-Graduação (PRPG) e de Pesquisa e Inovação (PRPI), conforme aprovado no final de 2013, pelo Conselho Universitário.

Depois da graduação e do mestrado em Física pela Universidade de Brasília (UnB), onde também deu início à sua carreira docente, Orlando Amaral muito tem contribuído para a UFG desde o seu ingresso na instituição, em 1984. Doutor em Física Atômica e Molecular pela University of Sheffield, Inglaterra, o professor titular do Instituto de Física (IF) exerceu muitos cargos de chefia na unidade, além de ser responsável por diversas disciplinas. Também foi coordenador de Assuntos Internacionais, diretor executivo da Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape), próreitor de Administração e Finanças da UFG, coordenador nacional do Fórum de Pró-Reitores de Planejamento e Administração das Instituições Federais de Ensino Superior (Forplad) e integrante do grupo assessor do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).

Mais posses na universidade

Entre unidades acadêmicas, setores e órgãos da universidade, os mandatos dos cargos diretivos variam e nem sempre coincidem com as mudanças da Reitoria. Alguns novos diretores, que tomaram posse nos meses de janeiro e fevereiro, foram unânimes ao afirmar sobre os progressos ocorridos e do exercício do diálogo e da democracia nas decisões de suas unidades. Vejamos parte dos dirigentes empossados para o quadriênio 2014-2017:

Faculdade de Ciências Sociais – O primeiro ato oficial realizado pelo reitor Orlando Amaral foi a posse do diretor e vice-diretora da Faculdade de Ciências Sociais (FCS), respectivamente, Dijaci David de Oliveira e Janine Helfst Leicht Collaço, para um mandato de quatro anos, no dia 7 de janeiro. Deixaram o cargo os professores Luiz Mello, que assumiu a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), e Maria Luiza Rodrigues Souza./p>

Faculdade de Educação – No dia 20 de janeiro, assumiram a nova gestão da Faculdade de Educação (FE) as professoras Karine Nunes de Moraes, no cargo de diretora, e Mirian Bianca do Amaral Ribeiro, vice-diretora. A ex-diretora da unidade, Míriam Fábia Alves, assumiu a Assessoria de Licenciatura na Pró-Reitoria de Graduação e a ex-vice-diretora, Maria Margarida Machado, a presidência da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped).

Escola de Agronomia – Uma das unidades pioneiras da UFG, a Escola de Agronomia (EA), tem nova direção, desde o dia 3 de fevereiro. O professor Robson Maia Geraldine deixou o cargo de vice-diretor e assumiu a direção, substituindo Juarez Patrício de Oliveira Júnior. Ao seu lado está o professor Wilson Mozena Leandro, o vice-diretor.

Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública – A nova diretoria do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP) tomou posse em 10 de janeiro na sala de reuniões da Reitoria. Deixa a direção do Instituto a professora Regina Bringel Martins, que esteve no cargo por oito anos. Assumiram os cargos de diretora e vice-diretora, respectivamente, Flávia Aparecida de Oliveira e Adelair Helena dos Santos.

Faculdade de Enfermagem – O reitor da UFG, Orlando Amaral, realizou no dia 27 de janeiro a posse de mais uma gestão de unidade da UFG. Dessa vez, tomaram posse a diretora da Faculdade de Enfermagem, Virgínia Visconde Brasil, e a vice-diretora, Ruth Minamisava. Deixaram os cargos, respectivamente, Marcelo Medeiros e Ana Luiza Lima Souza. Virgínia Brasil é a primeira ex-aluna da FEN a assumir o cargo de direção da unidade.

Sistema de Bibliotecas – Maria Silvério da Silva Siqueira é a nova diretora do Sistema de Bibliotecas (Sibi) da UFG. Ao seu lado está Sheila Cristina Frazão, como assistente de direção. O Sibi é composto por oito unidades: uma na Regional Catalão, quatro na Regional Goiânia, uma na Regional Goiás e duas na Regional Jataí.

Fundação RTVE – Em 3 de fevereiro, foi realizada a sessão solene de transmissão de cargo de diretor executivo da Fundação Rádio e Televisão Educativa e Cultural (Fundação RTVE). Após quatro anos de gestão, o professor Carlito Lariucci passou o cargo para o professor Juarez Patrício de Oliveira Júnior, ex-diretor da EA/UFG.

Funape – Desde o dia 6 de fevereiro, a Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape) ligada à UFG está sob o comando do professor Reinaldo Gonçalves Nogueira, ex-diretor da Escola de Engenharia Elétrica e de Computação Cláudio Rodrigues Leles, que esteve à frente da fundação por dois mandatos bianuais. A gerência administrativa permanece a cargo da servidora Maria Conceição Feliciano Faria. Em caráter “protempore”, o professor Rodrigo Pinto Lemos assumiu a direção da EEEC.

Regional Catalão – 10 de fevereiro foi dia de posse no Câmpus Catalão (CAC). Assumiram os professores Thiago Jabur Bittar, no cargo de diretor; Denis Rezende de Jesus, vice-diretor; Élida Alves da Silva, prefeita do CAC; Maria Helena de Paula, coordenadora de Pesquisa e Pós-Graduação, Lincoln Licílio Romualdo, coordenador de Graduação, e Renata Alessandra Evangelista, coordenadora de Extensão e Cultura.

Fonte: Ascom UFG

Categorias: equipes diretores pró-reitores reitori gestão

Arquivos relacionados Tamanho Assinatura digital do arquivo
65 p14 244 Kb d0abc70b1d22d0ac0257bb06293b1f7b