Os ensinamentos do Ifá para uma vida equilibrada e saudável
Sacerdote nigeriano compartilhou conhecimentos do sistema religioso africano para a vida cotidiana
Texto: Ricardo Lima
Fotos: Eduardo Bandeira
O Ifá é um sistema religioso que se originou na África Ocidental e é praticado por milhões de pessoas em todo o mundo. Ele oferece orientação para todas as áreas da vida, incluindo saúde, bem-estar e relacionamentos.
Um pouco desses ensinamentos foram compartilhados na última terça-feira (16/1) durante a palestra "Sabedoria do Ifá para além dos limites religiosos: saúde e vida cotidiana", dentro da programação do Encontro de Saberes, organizado em parceria entre docentes de diferentes unidades da Universidade Federal de Goiás (UFG), como Renata de Lima Silva, da Faculdade de Educação Física e Dança (Fefd), Joana Abreu, da Escola de Música e Artes Cênicas (Emac), e Suzane de Alencar Vieira e Hans Carrillo Guach, da Faculdade de Ciências Sociais (FCS).
O palestrante foi o babalaô Solagbade Pópóolá. Vindo diretamente da Nigéria, Pópóolá compartilhou conceitos e ideias do Ifá, contribuindo não só para a compreensão desse sistema religioso, mas também para os estudos de religião de matriz africana no Brasil.
Graduado em Sociologia e Antropologia e doutor em Criminologia, o sacerdote abordou a importância do equilíbrio em todos os aspectos da vida, para a saúde e a felicidade, destacando a relevância do Ifá não apenas como uma prática religiosa, mas como um guia para a vida cotidiana.
Leia também: Pluralidade africana é destaque em roda de conversa com intercambistas
Babalaô Solagbade Pópóolá ministrou palestra durante o Encontro de Saberes, na Escola de Música e Artes Cênicas
Saúde holística
O sacerdote iniciou sua palestra destacando a abrangência do sistema religioso. "Ifá é um modo completo de vida, não há um aspecto da vida que o Ifá não toque". Ele explicou que o sistema aborda todos os aspectos da saúde: a física, a psicológica, a emocional, a mental e a espiritual.
A saúde, segundo ele, é um estado de equilíbrio completo entre diferentes aspectos, e o Ifá pode ser usado para identificar e preencher qualquer vazio que possa existir nesse equilíbrio. O Ifá oferece uma abordagem holística para a saúde e o bem-estar, considerando o indivíduo como um todo e reconhecendo a interconexão entre diferentes aspectos que influenciam a saúde.
Pópóolá também discutiu a interconexão entre diferentes aspectos da vida, afirmando que "um problema segue o outro; se a espiritualidade é fraca, mesmo que o resto esteja bem, os problemas podem surgir". Assim, é importante o equilíbrio em todas as áreas da vida para alcançar a felicidade e a completude.
A abordagem do Ifá para a vida e a saúde é sistêmica, reconhecendo que os problemas em uma área podem afetar outras áreas, assim como um problema que parece simples pode desencadear um efeito dominó de problemas subsequentes. Para o Ifá, a saúde e a felicidade requerem um equilíbrio em todos os aspectos da vida.
Leia também: Professora fala sobre os 20 anos do ensino de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira nas escolas
Ao fim da palestra, público presente pôde fazer perguntas e tirar dúvidas sobre o sistema religioso africano
Paz interior
O sacerdote abordou a prática do Ajé no Ifá, que envolve a conversão de energia positiva ao ajudar os outros. Ações simples, como fazer os outros sorrirem ou dar bons conselhos, assim como as mais significativas, como atos de generosidade e caridade, são práticas que contribuem para a paz de espírito.
"A paz mental faz a saúde prosperar", salientou Pópóola. Além de fazerem o indivíduo ficar contente, as práticas positivas contribuem para a estabilidade geral. Segundo o sacerdote, a positividade com os outros atrai positividade dos outros para com o indivíduo. Na via contrária, ele destacou que quando não há paz na vida, isso leva a ansiedade e conflito interno.
Felicidade
O sacerdote sugeriu que, ao cultivar a paz interior e a boa saúde, chega-se à felicidade como consequência. "A felicidade é uma combinação de paz de espírito e contentamento diário", ressaltou.
O Ifá estabelece a generosidade e a bondade para com os outros como elementos cruciais de uma vida saudável e equilibrada. Pópóolá enfatizou ainda que a saúde e a felicidade não são apenas questões individuais, mas estão profundamente entrelaçadas com nossas interações com os outros e com a nossa contribuição para a sociedade.
Fonte: Secom UFG
Categorias: Encontro de Saberes Humanidades Emac