Fungos cavernas capa

O que as cavernas de Goiás têm a ver com a uva cultivada em Pernambuco?

Em 12/08/24 16:11. Atualizada em 12/08/24 16:12.

Pesquisa utiliza fungos encontrados em cavernas para reduzir doenças na viticultura

Fungos cavernas interna

Pesquisadores da UFG coletam amostras de fungos do ar em caverna do Cerrado goiano (Foto: Jadson Bezerra/LabMicol/Iptsp/UFG)

Marina Sousa

O Laboratório de Microbiologia do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em parceria com o Laboratório de Micologia (LabMicol) do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (Iptsp) da Universidade Federal de Goiás (UFG), conduz uma pesquisa que utiliza fungos de cavernas do Cerrado goiano para auxiliar produtores a reduzir doenças causadas na uva cultivada no semiárido pernambucano.

A pesquisa analisa o potencial de fungos obtidos na caverna Lapa do Boqueirão, no município de Vila Propício (GO), na redução de doenças causadas pelo fungo Lasiodiplodia theobromae, que provoca significativas perdas na safra e aumento no uso de agrotóxicos. O objetivo é auxiliar produtores de uva do Vale do Rio São Francisco, uma das principais regiões vitivinícolas do Brasil.

A pesquisa é desenvolvida pelos estudantes de iniciação científica da Univasf, Daniel Farias Silva e Kaio Guimarães Bernardo, com orientação da professora Virgínia Michelle Svedese.

Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o fungo Lasiodiplodia theobromae tem a capacidade de infectar frutos, sendo um dos principais patógenos disseminados por meio de sementes e causadores de doenças pós-colheita. Isso causa um desequilíbrio muito grande no ecossistema por conta do uso de defensivos agrícolas para eliminação da doença na safra.