Museu da Saúde Mental em Goiás

Museu digital resgata memória da luta antimanicomial em Goiás

Em 26/08/24 17:36. Atualizada em 26/08/24 17:37.

Vinculado a projeto de extensão da UFG, arquivo é composto por fotografias, entrevistas e produções científicas

Museu da Saúde Mental em Goiás

Fotos da exposição "É covardia deixar retroceder, cuidado em liberdade, na luta eu vou viver", do Museu da Saúde Mental em Goiás (Foto: Divulgação)

Carolina Melo

Para facilitar o acesso às informações históricas sobre a relação da sociedade goiana com a luta antimanicomial, o Museu da Saúde Mental em Goiás reúne um vasto acervo de fotografias, vídeos, produções científicas e entrevistas com personalidades importantes vinculadas à militância no estado e à reforma psiquiátrica brasileira. Ele é um museu digital, aberto e popular cujo repositório mantém um fluxo contínuo de contribuições, e também recebe relatos dos visitantes virtuais sobre suas experiências com a saúde mental na região.

O museu é fruto do projeto de extensão Memória da Saúde Mental em Goiás da Universidade Federal de Goiás (UFG) e da parceria com o Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (NESC-UFG), o Museu Antropológico da UFG, o Fórum Goiano de Saúde Mental e o Coletivo Desencuca.

"É importante destacar que os projetos nascem do movimento social, e a ideia é garantir a discussão e a visibilidade aos direitos humanos das pessoas com demandas de saúde mental e, portanto, ao direito ao cuidado e à liberdade", afirma a professora do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (Iptsp/UFG) e coordenadora do projeto de extensão, Larissa Arbués.

Leia também: Cátedra Sérgio Vieira de Mello oferece atendimento psicológico para imigrantes e refugiados

Museu da Saúde Mental em Goiás

Obra que compõe a Mostra de Arte Insensata, realizada em novembro de 2012 no Museu Antropológico (Foto: Divulgação)

Violação de direitos humanos

De acordo com a professora da UFG, o histórico é marcado pela violação dos direitos humanos, que refletem "os preconceitos de nossa sociedade". Assim como alerta Larissa Arbués, o termo "manicômio" está presente nos vínculos sociais e na memória social e simboliza relações excludentes, opressoras e que apartam o sujeito que se porta diferente na sociedade.

"Ao atualizar o termo, ele não diz mais respeito somente ao espaço fechado para onde as pessoas eram levadas para tratamentos e apartadas do convívio social, como são os hospitais psiquiátricos e clínicas. As instituições totais (manicomiais) ainda existem, mas tem se transformado ao longo do tempo. Ainda temos que lutar pela ampliação e qualificação de uma rede de cuidados em liberdade, territorial e includente. A exclusão social ainda está presente, infelizmente. Portanto, a luta antimanicomial hoje é pelo enfrentamento das barreiras de preconceito e exclusão", explica.

A finalidade do espaço virtual é ser uma espécie de vitrine das produções da luta antimanicomial. "Com a ajuda dos princípios da nova museologia, utilizamos a memória para que o passado de violação de direitos não seja esquecido e para que se continue a lutar por um novo modelo de sociedade", afirma a professora da UFG.

De acordo com as informações do museu virtual, os princípios da nova museologia buscam a partir da memória promover a redução das injustiças e desigualdades sociais, combater preconceitos e fortalecer a dignidade e a coesão social.