Indígenas Iny Karajá reencontram pertences culturais na Europa

Em 04/10/24 08:49. Atualizada em 04/10/24 15:44.

Missão do Museu Antropológico da UFG foi à Alemanha e Inglaterra conhecer artefatos do século XIX

Iny Karajá

Sokrowe, líder indígena Iny Karajá, observa artefato preservado em coleção no Museu Britânico, em Londres (Foto: MA/UFG)

Da Redação, com informações do Museu Antropológico

Uma equipe de pesquisadores do Museu Antropológico da Universidade Federal de Goiás (UFG) realizou uma segunda missão acadêmica em Berlim e Londres, entre os dias 14 e 26 de setembro. Participaram da missão os líderes indígenas Iny Karajá da aldeia Santa Isabel do Morro, na Ilha do Bananal (TO), Sokrowe e Ixyse.

O objetivo foi promover o reencontro dos líderes com objetos históricos de sua cultura, alguns datados de 1888, como os aproximadamente 500 exemplares da coleção do etnógrafo Paul Ehrenreich, preservados no Museu de Etnologia de Berlim. A visita também buscou firmar parecerias para os projetos comunitários dos Iny Karajá relacionados ao patrimônio cultural, meio ambiente e educação.

Em Berlim, o diretor do Museu Antropológico da UFG, Manuel Ferreira Lima Filho, e as lideranças Iny Karajá foram convidados a participar da Semana da Amazônia, promovida pela Embaixada Brasileira/Itamaraty.

O evento reuniu lideranças como Davi Kopenawa, Alessandra Korap e Leandro Munduruku, e destacou questões urgentes, como os impactos do desmatamento, queimadas, garimpo, agronegócio e seca dos rios, que afetam diretamente os territórios indígenas, entre eles a Ilha do Bananal.

Leia também: Pesquisadores indígenas Wauja fazem curadoria no Museu Antropológico

Iny Karajá

Sokrowe e Ixyse integraram missão do Museu Antropológico da UFG, que estuda as materialidades do grupo Iny Karajá (Foto: MA/UFG)

Objetos históricos

Na etapa em Londres, a equipe realizou uma reunião de trabalho na reserva etnográfica do Museu Britânico, onde Sokrowe e Ixyse reencontraram objetos históricos de seu povo, coletados em expedições ao Rio Araguaia.

Embora a coleção Iny Karajá do Museu Britânico não se destaque pela quantidade de peças, a raridade e o valor histórico de alguns artefatos são notáveis. Entre eles, uma borduna (arma indígena) do século XIX, admirada pela técnica artesanal em sua confecção, destacando-se o acabamento com três camadas de plumas de arara-vermelha e uma ponta de osso, provavelmente de onça ou veado.

Outros itens relevantes incluem flechas de técnica apurada e tembetás de quartzo do século XIX – pequenos ornamentos labiais usados pelos Iny Karajá – que reforçam a importância desses objetos na construção social do grupo e nas trocas com outros povos da região, como os Tapirapé e os Kayapó.

A missão contou com o apoio da Secretaria de Relações Internacionais (SRI) da UFG, da Embaixada da Alemanha no Brasil, da Embaixada Brasileira em Berlim, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Secretaria de Relações Exteriores da Alemanha (Berlim) e do Centro de Excelência Santo Domingo para Pesquisa Latino-Americana (SDCELAR) do Museu Britânico.

Participaram da missão o antropólogo e diretor do Museu Antropológico da UFG, Manuel Ferreira Lima Filho, e o antropólogo pós-doutorando do MA/UFG/CNPq, Rafael Andrade, integrantes dos projetos "Materialidades" e "Kuaxiru", ambos financiados pelo CNPq.