Cometa

Clube de Astronomia da UFG registra passagem do "cometa do século"

Em 14/10/24 13:39. Atualizada em 14/10/24 13:53.

Corpo celeste poderá ser visto novamente ainda no mês de outubro

Cometa

Imagem do cometa C/2023 A3 capturada na cidade de Alto Paraíso de Goiás (Foto: Clube de Astronomia Cecilia Payne)

Samanta Nascimento*

O Clube de Astronomia Cecilia Payne, uma iniciativa estudantil do Instituto de Física (IF) da Universidade Federal de Goiás (UFG), capturou imagens do cometa C/2023 A3 (Tsuchinshan-ATLAS) seguindo em direção ao Sol. O registro astronômico ocorreu no dia 29 de setembro, por volta das 5h30.

Os integrantes do Clube utilizaram um telescópio de 150 milímetros e uma câmera fotográfica Nikon D5100 para registrar a imagem do cometa, que estava visível na região leste e Goiás, pouco antes do amanhecer.

O registro é fruto de uma viagem a Alto Paraíso de Goiás, realizada para a prática da astrografia – uma técnica de captura de imagens de corpos celestes, como estrelas, planetas e cometas. Financiada pelas bolsas de Fomento Tecnológico e Extensão Inovadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a viagem teve como objetivo promover a divulgação científica por meio dessas imagens.

Leia também: O eletrizante mundo da Física

Cometa

Observação do cometa foi comemorada pelos integrantes do Clube de Astronomia (Foto: Clube de Astronomia Cecilia Payne)

"Cometa do século"

O Cometa C/2023 A3, que pôde ser visto a olho nu no Brasil, é chamado de "cometa do século" devido ao seu forte brilho. Ele foi descoberto no ano passado pelo Observatório Chinês de Tsuchinshan, e logo após sua existência foi confirmada pelo sistema ATLAS (Asteroid Terrestrial-Impact Last Alert System).

Apesar de ser considerado um corpo celeste bastante brilhante, o estudante da UFG Guilherme Aguiar, que faz parte do projeto de extensão, afirma ter ficado surpreso com a observação. "Tinha uma expectativa, mas ele estava bem fraquinho em questão de brilho".

Neste mês de outubro, após sua passagem pelo Sol, o cometa voltará a ser visto, só que, desta vez, sua aparição será a oeste, logo após o anoitecer. O Clube de Astronomia Cecilia Payne explica que, para observar o evento, o recomendado é procurar lugares afastados das luzes das cidades, para que o céu fique mais escuro, melhorando assim a visualização do corpo celeste.