Icone Instagram
Ícone WhatsApp
Icone Linkedin
Icone YouTube
Universidade Federal de Goiás
Capa série Jornal

História do Jornal UFG: do institucional à divulgação científica

Em 29/04/25 14:45. Atualizada em 29/04/25 15:01.

Estudo analisa evolução do conteúdo, linha editorial e formato do veículo ao longo do tempo

Kharen Stecca

O primeiro artigo científico produzido pela equipe do Jornal UFG propôs um estudo detalhado sobre o veículo, trazendo um pouco de sua história e de como ele trabalhou o conteúdo institucional e a divulgação científica em suas páginas. O artigo "Da notícia institucional à divulgação científica: a trajetória do Jornal UFG em 16 anos de existência" foi produzido por Luiz Felipe Fernandes, Kharen Stecca e Silvana Coleta, e publicado no Journal of Science Communication – América Latina (JCOMAL).

O trabalho analisa seis edições do jornal publicadas entre 2006 e 2022. Luiz Felipe e Kharen são jornalistas da Secretaria de Comunicação da Universidade Federal de Goiás e editores do Jornal UFG, e Silva é professora da Faculdade de Comunicação e Informação (FIC) e uma das idealizadoras do projeto, em 2006.

Luiz Felipe ressalta que havia uma necessidade de registrar essa trajetória do veículo, bem como entender como ele construía conteúdos de ciência em um cenário institucional. "O Jornal UFG é um instrumento de comunicação organizacional, mas tem particularidades por estar inserido em uma universidade como lócus de produção, o que implica na necessidade de atender demandas institucionais, mas sempre baseado nos princípios da comunicação pública e também da divulgação científica", afirma o pesquisador.

"Quando falamos de comunicação pública, queremos dizer que o Jornal UFG se fundamenta no princípio de oferecer uma comunicação capaz de subsidiar o cidadão à participação pública e defesa de seus interesses", acrescenta Kharen Stecca.

De natureza documental, a pesquisa escolheu edições que marcaram momentos importantes na história do veículo, como seu lançamento e reformulações gráficas e editoriais. Embora o Jornal UFG sempre tenha se apresentado como um veículo de divulgação científica, sua jornada foi caracterizada pela constante negociação entre as informações de interesse da instituição e a socialização da produção acadêmica, científica e cultural da UFG.

 

Gráfico Jornal

Incidência dos assuntos em seis edições do Jornal UFG (Fonte: Neves; Stecca; Pereira, 2022)

 

Jornal UFG

Lançamento

As primeiras edições, lançadas em 2006 em formato impresso, refletiam um momento de expansão da Universidade. O editorial da primeira edição já apontava para a distância entre a Universidade e a sociedade, vendo no jornalismo uma possível ponte, com foco na divulgação das pesquisas acadêmicas e na simplificação da linguagem científica. No entanto, essas edições iniciais apresentavam um predomínio de notícias institucionais (51,2% das matérias na primeira edição), com a divulgação científica aparecendo de forma mais tímida.

Reformulações

Ao longo dos anos, o Jornal UFG passou por reformulações gráficas e editoriais. A partir de 2008, houve uma tentativa de aprofundar a análise e inserir a comunidade universitária no jornal, com a criação de editorias como "Mesa-Redonda" e "Memória" . A primeira página ganhou um formato de capa, buscando uma estética mais próxima de um magazine. Em 2010, surgiu a versão on-line do Jornal UFG, com o objetivo de complementar e ampliar o conteúdo da versão impressa. A produção de um site específico trouxe novas seções e buscou maior agilidade e interatividade.

 

Jornal capa cotas

Novo design

Em 2015, uma nova reformulação gráfica buscou conferir mais "sofisticação", "leveza" e "fluidez" ao jornal. Nesse período, a criação do Projeto Visibilidade na UFG impulsionou a produção de conteúdos voltados à divulgação científica.

Jornal on-line

Em 2018, diante de restrições orçamentárias, a versão impressa foi suspensa, e as publicações passaram a ocorrer exclusivamente on-line. A linha editorial do novo site foi pautada pela consolidação do Jornal UFG como um veículo essencialmente de divulgação científica, com o Portal UFG direcionado para a comunicação institucional e administrativa.

Período da pandemia

A análise da home do site do Jornal UFG em maio de 2020, durante a pandemia de covid-19, revelou um aumento significativo de matérias sobre pesquisas científicas (52,6%), com a crise sanitária sendo abordada em diversos aspectos. O jornal também atuou na defesa da ciência, com um aumento de artigos de opinião sobre o tema.

O estudo destaca a evolução da abordagem da divulgação científica no Jornal UFG, que passou de uma visão mais "difusionista" para a valorização dos processos e atores da ciência, com a incorporação de colunas e artigos de opinião.

 

Bastidores da ciência 1

Coluna Bastidores da Ciência abordou os processos do fazer científico (Imagem: Reprodução)

 

Evolução

Com a análise é possível perceber que o Jornal UFG evoluiu na direção de uma "perspectiva pública do jornalismo institucional", configurando-se como um "jornal institucional universitário". Ao longo de sua trajetória, o periódico demonstrou ser um ator relevante na democratização da circulação da informação na sociedade, ampliando o leque de emissores, a abordagem editorial e a temática divulgada.

O estudo também ressalta a importância de os profissionais de comunicação das instituições públicas estarem atentos às demandas sociais por informação científica de qualidade, especialmente em contextos adversos como a pandemia. A trajetória do Jornal UFG reflete o crescente reconhecimento da comunicação organizacional como estratégica para a universidade.

Acesse aqui o artigo completo "Da notícia institucional à divulgação científica: a trajetória do Jornal UFG em 16 anos de existência".

 

Leia as outras matérias desta série de reportagens:

Jornal UFG no foco da pesquisa científica

 

Receba notícias de ciência no seu celular
Siga o Canal do Jornal UFG no WhatsApp e nosso perfil no Instagram.

É da UFG e quer divulgar sua pesquisa ou projeto de extensão?
Preencha aqui o formulário.

Comentários e sugestões
jornalufg@ufg.br

Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal UFG e do autor.

Fonte: Secom UFG

Categorias: Memória Humanidades Secom Destaque Notícia 1