Icone Instagram
Icone Linkedin
Icone YouTube
Universidade Federal de Goiás

Comunicação avança com diversos veículos

Em 21/01/14 16:18. Atualizada em 08/12/14 14:43.

Logo Jornal

Publicação da Assessoria de Comunicação da Universidade Federal de Goiás 
ANO VII – Nº 64 – NOVEMBRO / DEZEMBRO – 2013

Comunicação avança com diversos veículos

O sistema de comunicação da UFG está a cargo de diversos órgãos e setores. Trabalho integrado e dedicação respondem à expansão das demandas dos diversos públicos

Texto: Ascom | Fotos: Carlos Siqueira

 

Com a função de gerir e executar ações de comunicação para os públicos interno e externo da universidade, a Assessoria de Comunicação (Ascom) trabalha de forma integrada, com profissionais das áreas de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas. Reestruturada em 2006, a assessoria conquistou um espaço que permite uma integração entre as suas coordenadorias, passando a cumprir efetivamente o papel de comunicação institucional.

A equipe de Jornalismo é responsável pela atualização diária do Portal UFG com divulgação e cobertura de eventos; pelas transmissões diárias na Rádio Universitária do boletim noticioso UFG Informa, produções bissemanais do Boletim Informativo da UFG (on-line), mensais do Jornal UFG (impresso e on-line), semestrais da Revista UFG Afirmativa, além do atendimento de demandas da imprensa, da confecção do clipping, e do envio de releases, sugerindo pautas para a imprensa e da manutenção de contato com os seguidores dos perfis da UFG nas redes sociais Facebook e Twitter.

panoramica ascom

Equipe parcial da coordenadoria de imprensa

O pessoal de Relações Públicas busca fortalecer a imagem positiva da UFG, realizando cerimônias de colação de grau, homenagens e títulos honoríficos, além de outros eventos. A equipe capacitou, recentemente, servidores para uniformizar os procedimentos em cerimonial e eventos nas unidades e nos órgãos da universidade, e elaborou o Manual de Cerimonial e o Manual de Planejamento de Eventos da UFG.

Já a Coordenação de Publicidade e Propaganda, criada na gestão do reitor Edward Madureira Brasil, dá suporte ao desenvolvimento da identidade visual da UFG. Esta equipe ampliou a imagem institucional, desenvolvendo campanhas publicitárias segmentadas para seus diversos públicos.

Editora UFG

Lançamento Cegraf

A Coleção Expressão Acadêmica divulga dissertações e teses produzidas na UFG

Com mais de 400 obras editadas, a Editora UFG possui 12 coleções em sua linha editorial, entre elas, duas cujas obras são escolhidas por meio de editais: a Coleção Expressão Acadêmica, que consiste em obras resultantes de dissertações e teses de professores, técnico-administrativos e alunos da UFG e de outras instituições de ensino superior brasileiras; e a Coleção Vertentes, que contempla obras literárias inéditas escritas em língua portuguesa nas categorias: romance, conto, poesia, prosa infantil e teatro.

Durante a gestão do reitor Edward Madureira, a Editora UFG lançou a Loja Virtual e a Livraria UFG: uma rede de livrarias com três lojas fixas, sendo duas localizadas no Câmpus Samambaia e uma no Câmpus Colemar Natal e Silva.

A Editora UFG é vinculada ao Centro Editorial e Gráfico (Cegraf). Além das publicações da Editora UFG, em sua maioria impressas na gráfica da universidade, também são comercializadas obras de outras editoras universitárias e comerciais brasileiras e produtos exclusivos da UFG, como camisetas, blocos de anotação, canecas e agendas. Gerenciadas pela Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape), as Livrarias UFG negociam para que os livros tenham preços acessíveis e, com isso, cheguem às mãos do maior número de leitores.

Rádio Universitária e TV UFG

Rádio UFG

Informação e música selecionada são marca da RU

Com 51 anos de existência, a Rádio Universitária (RU) é um veículo de comunicação educativo-cultural e informativo, que opera 24 horas por dia, na frequência 870 AM, podendo também ser acessada pela internet no site www.radio.ufg.br e redes sociais. Integrada ao Sistema Nacional de Radiodifusão Educativa (Sinred), a RU vem consolidando sua política acadêmica como laboratório de diversos cursos, entre eles Jornalismo, Música, Engenharia e Informática.

TV UFG

TV UFG se faz presente na universidade

A Fundação Rádio e Televisão Educativa e Cultural (Fundação RTVE) foi instituída em 1996 para apoiar ações voltadas à radiodifusão, comunicação, educação e cultura, além de abrigar um canal de televisão, só concedido em 2004, 42 anos após a solicitação. Em dezembro de 2009, a Fundação RTVE ativou os transmissores que levariam o sinal da TV UFG, no canal 14 UHF ou no canal 13 da NET - Goiânia para toda a cidade de Goiânia e região metropolitana. A sua programação também pode ser acompanhada via web nos endereços www.tvufg.org.br e www.rtve.org.br.

Outdoor

A produção de peças publicitárias institucionais foi uma novidade na gestão 2006-2013, a cargo de uma coordenadoria específica ligada à Ascom. Uma das novidades trazidas pela Coordenação de Publicidade Institucional foi a divulgação dos eventos da UFG em outdoors nos Câmpus Samambaia e Colemar Natal e Silva, dando a eles maior visibilidade. Os anúncios estampados nos outdoors são parte das campanhas, que incluem ainda cartazes e banners digitais.

Cerimonial de eventos

Destaca-se o papel da equipe de Relações Públicas e Cerimonial da UFG, que está sempre pronta a atender com profissionalismo às demandas dos eventos da universidade, especialmente, as colações de grau. Hoje, os estudantes da UFG têm amplo suporte para essas cerimônias. Em média, são atendidos 200 eventos por ano, nos câmpus de Goiânia, Catalão, Cidade de Goiás e Jataí.

Portal UFG

Por diversos meios e produtos, a Ascom cumpre o seu papel de integrar os públicos interno e externo. A Coordenação de Imprensa cuida das demandas da mídia, da atualização e divulgação de notícias no Portal UFG, um dos mais acessados do Estado de Goiás; o Jornal UFG nas versões impressa, com tiragem de onze mil exemplares, e on-line (www.jornalufgonline.ufg.br), a Revista UFG Afirmativa, voltada para os grandes temas institucionais, científicos e sociais, e redes sociais.

Categorias: Assessoria de Comunicação imprensa Rádio TV UFG Relações Públicas

Arquivos relacionados Tamanho Assinatura digital do arquivo
64 p18 269 Kb f61258289e79bc89b487c6fdc594f2aa